Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Camião com graffitis de Banksy pode ser leiloado por 1,6 milhões de euros

As pinturas no veículo foram feitas quando o artista ainda era pouco conhecido.

Camião com graffitis de Banksy pode ser leiloado por 1,6 milhões de euros
Notícias ao Minuto

09:50 - 03/09/19 por Fábio Nunes

Cultura Banksy

Um velho camião Volvo vai a leilão no dia 14 deste mês e pode ser arrematado por 1,5 milhões de libras (cerca de 1,6 milhões de euros). O que torna este camião tão especial não está relacionado com qualquer questão mecânica, mas sim as suas pinturas exteriores. O Volvo FL6 de 1988 está repleto de graffitis de Banksy, como dá conta a CNN.

A leiloeira Bonhams refere que esta é “a maior obra alguma vez criada por Banksy” e acrescentou que o artista começou a fazer os graffitis no camião durante a véspera de Ano Novo de 1999, numa festa em Espanha. O trabalho prolongou-se durante duas semanas, numa altura em que Banksy não era muito conhecido.

Depois de ter sido pintada com um estilo que pode ser reconhecido de outras obras de Banksy e com desenhos que ilustram as ideias do artista, o camião passou os anos seguintes a viajar pela Europa e pela América do Sul acompanhando a caravana de um circo.

A Bonhams descreve os desenhos no camião como um “registo de fascinante de como os apelos do artista à anarquia e à mudança social já eram uma parte central do seu trabalho”.

O veículo pesado, intitulado ‘Turbo Zone Truck (Laugh Now But One Day We’ll Be In Charge)’, vai ser leiloado durante o festival Goodwood Revival, no sul de Inglaterra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório