Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

A versão 2.0 da Comic Con em Lisboa: "Este ano está muito melhor"

A área do espaço é a mesma, mas a Comic Con Portugal deste ano parece maior. Os pavilhões de merchandising e gaming reúnem a preferência dos fãs.

A versão 2.0 da Comic Con em Lisboa: "Este ano está muito melhor"
Notícias ao Minuto

14:30 - 13/09/19 por Fábio Nunes

Cultura Comic Con Portugal

Numa entrevista recente à Lusa, Paulo Rocha Cardoso, o diretor da Comic Con Portugal, já tinha antecipado o que se pôde constatar esta quinta-feira, dia em que o recinto da Comic Con abriu as suas portas aos fãs no Passeio Marítimo de Algés. “Acima de tudo, o recinto este ano vive de uma forma diferente”, disse.

E assim é. Os primeiros passos na Comic Con Portugal deste ano e a primeira observação ao espaço que se depara perante os visitantes mostram as diferenças face ao evento do ano passado e parecem indicar que o espaço é maior. Na realidade, o tamanho do recinto é a mesma, mas a forma como o espaço foi aproveitado e os pavilhões para os temas da pop culture dão uma ideia de que é maior.

Uma versão diferente, evoluída, que agradou aos fãs com quem o Notícias ao Minuto falou na Comic Con.

“Este ano está muito melhor. No ano passado, havia muito campo aberto, sem nada. Este ano já temos mais alguns pavilhões. Não sei como é que está a parte de cosplay porque ainda não fui lá, mas o espaço parece ter sido melhor aproveitado”, realçou Micael Florêncio, que veio de Almeirim e já marcou presença em “várias Comic Con Portugal”.

Para quem vem pela primeira vez, o espaço também impressiona. Bruna Paiva vive no Porto. Marcou presença nas edições da Comic Con que tiveram lugar na Exponor e este veio a Lisboa. A comparação entre o evento no Porto e agora em Lisboa é inevitável.

Notícias ao MinutoBruna Paiva vai participar no desfile de cosplay no domingo© Comic Con Portugal/Facebook

“Acho que esta parece ter mais coisas, embora a do Porto fosse mais aconchegante”, referindo-se ao facto da Exponor ser um espaço fechado. Mas, de uma forma geral, Bruna fez vários elogios a esta edição do evento.

Pavilhão de gaming e Geek Market conquistaram os fãs

O pavilhão de gaming e o Geek Market, onde pode encontrar todo o tipo de merchandising – roupa, figuras, canecas, posters, entre outros objetos - e onde está incluindo o Artist’s Alley, são os destinos mais frequentes de quem anda pela Comic Con e parecem reunir as preferências dos fãs.

"Como estou a fazer o cosplay de um jogo prefiro a área de gaming”, afiançou Bruna, que ‘faz’ de Chun-Li do popular jogo ‘Street Fighter’.

Inês, Mariana e Gonçalo são de Setúbal e vieram pela primeira vez à Comic Con. Também preferiram o pavilhão de gaming e o Geek Market. Lamentaram ver poucas pessoas de cosplay no primeiro dia do evento, mas querem voltar no próximo ano.

O leque de convidados este ano, nomeadamente do cinema e televisão, é mais recheado e encabeçado por Millie Bobby Brown, a atriz de 'Stranger Things'. Mas Bruna Paiva tem outros favoritos. 

"O Alexander Ludwig da série ‘Vikings’ e a Tricia Helfer da série ‘Lucifer’", revelou, acrescentando que o evento "tem melhorado bastante a nível de convidados e torna-se difícil não querer vir". 

No entanto, nem todos ficaram satisfeitos com os convidados deste ano. "Nisso, infelizmente, acho que pecaram um bocadinho este ano, pelo menos na parte de cinema e séries. Só começaram a anunciar convidados há cerca de dois meses e, pelo menos da minha parte, não houve ninguém que me interessasse", contou Micael Florêncio.

A Comic Con Portugal deste ano presta homenagem a Stan Lee, nome incontornável dos comics e do universo dos super-heróis que partiu no ano passado. A Nova Iorque de Stan Lee é o primeiro contacto que os visitantes têm ao chegar à Comic Con, mas há muito mais para conhecer, diversas novidades. Um mundo onde ninguém estranha as diferenças nem a forma de vestir de quem por lá anda, e nem poderia ser de outra forma. 

Assim acontece com os super-heróis, mesmo aqueles que vestem collants. Na célebre expressão de Stan Lee, 'nuff said' (está tudo dito). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório