Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Anjos músicos do Mosteiro da Batalha inspiram colóquio

As figuras de doze anjos músicos presentes no portal principal e na nave central da igreja do Mosteiro da Batalha são o ponto de partida para a primeira edição de um colóquio dedicado à música antiga peninsular, no sábado.

Anjos músicos do Mosteiro da Batalha inspiram colóquio
Notícias ao Minuto

12:57 - 18/09/19 por Lusa

Cultura Mosteiro da Batalha

Essas figuras, que aparecem no portal principal e na nave central da igreja com "pandeiro com soalhas, viola de arco, viola de mão, charamela e flautas, o saltério, a cítola e amandora ou o orgão portativo", inspiram o evento, explica à agência Lusa o musicólogo e coordenador científico, António Cardo.

Foi a partir desses anjos músicos que surgiu a ideia de realizar no Mosteiro da Batalha um encontro que pretende "aprofundar o conhecimento da música antiga peninsular, dos séculos XV e XVI", ou seja, "o tempo áureo da construção do mosteiro e da sua vivência conventual".

Indo ao encontro das raízes e tradições musicais, proporciona-se o contacto com instrumentos e sonoridades desse tempo, "dando a conhecer igualmente o trabalho de investigadores, músicos e artesãos que, baseados em fontes documentais diversas - como é o caso das representações escultóricas patentes no portal da Igreja do Mosteiro da Batalha - tentam reconstituir esses instrumentos".

Amplamente estudado, o portal do Mosteiro da Batalha destaca-se "no panorama da arte peninsular e europeia", frisa o diretor do monumento.

Segundo Joaquim Ruivo, o portal "representa a majestade de Deus, tal como também a entendiam os Dominicanos", ali se encontrando os apóstolos, "em grande plano", e, ao fundo, no tímpano, "Deus-Pai Criador, rodeado pelos quatro evangelistas".

Na 5.ª arquivolta, surgem os anjos-músicos, como que envolvendo o crente com "música celestial" no "seu trânsito para a glória eterna".

A importância do conjunto mereceu um estudo do investigador Luís Correia de Sousa, especificamente sobre os anjos-músicos. As conclusões são apresentadas no colóquio de sábado.

O programa inclui ainda uma intervenção de Hugo Sanches sobre a música do século XVI no contexto das relações peninsulares, Jorge Lira falará das tradições musicais num périplo de quase mil anos pela evolução da gaita-de-foles e, finalmente, Orlando Trindade mostra e toca réplicas de instrumentos medievais.

O colóquio acompanha o "papel de grande relevo" que a música teve na história do Mosteiro da Batalha.

Enquanto foi convento dominicano, vocacionado para o ensino teológico, e "universidade por decisão papal a partir de meados do século XVI", calcula-se que só na Capela do Fundador se realizassem anualmente "cerca de três mil atos litúrgicos relacionados com os reis e infantes aí sepultados". "A música e, sobretudo, o canto teriam grande predomínio", recorda Joaquim Ruivo.

Curiosamente, em contraste com "a solenidade da liturgia dominicana", que valorizava "a música vocal gregoriana e monódica", há por todo o interior e exterior do monumento "profusa representação escultórica de anjos músicos", nota Joaquim Ruivo, "a maioria deles associados a instrumentos 'não canónicos' e à música 'profana', de tradição judaico-cristã".

O congresso realiza-se no Mosteiro, a partir das 14h30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório