Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A "união faz a força" da moda portuguesa em Paris

Os designers de moda portugueses Katty Xiomara, Luís Buchinho e Luís Carvalho apresentaram hoje as suas coleções durante a Semana da Moda de Paris, num evento conjunto entre o Portugal Fashion e a ModaLisboa, na emblemática Praça Vendôme.

A "união faz a força" da moda portuguesa em Paris
Notícias ao Minuto

23:42 - 26/09/19 por Lusa

Cultura Moda

"Eu percebo que existam duas semanas de moda [em Portugal], mas acho que faz todo o sentido [juntarem-se em Paris] porque a união faz a força. Não há rivalidade nenhuma, são só duas plataformas diferentes", disse o designer Luís Carvalho, em declarações à agência Lusa, durante a sua apresentação na capital francesa.

A parceria inédita anunciada este ano entre o Portugal Fashion e a ModaLisboa levou a Paris três apresentações dos criadores portugueses, que agradecem esta junção internacional de forma a passar "uma mensagem mais forte".

"O país é pequeno e se existir melhor comunicação entre os dois eventos conseguimos passar uma mensagem mais forte", referiu Katty Xiomara.

Também Luís Buchinho está de acordo com esta iniciativa partilhada. "Acho que deve existir sem dúvida alguma, é uma vantagem para todos", declarou o criador.

Em três salas adjacentes e cada um no seu estilo próprio, em vez de desfile de 'passerelle' os criadores mostraram as suas criações para a próxima estação quente em apresentações onde os modelos iam trocando de posição e de roupas.

"Chegamos a um ponto em que pensamos: e agora? A moda tem mudado muito, a forma como se faz, como se vende, como se consome e esta coleção quer dar a entender que é preciso abrandar o consumo. A ideia da coleção é que as peças se podem transformar", descreveu Katty Xiomara, que imaginou uma apresentação na qual três modelos iam trocando roupas entre si e, por exemplo, um casaco se transformava num vestido.

Luís Carvalho apostou em dois conjuntos de modelos que envergavam roupas inspiradas nos anos 20 e na emancipação da mulher, mostrando também alguns modelos masculinos. Esta foi a sua primeira apresentação de moda feminina em Paris e o criador não escondeu a solenidade do momento.

"Paris é o sítio onde eu gostava de apresentar com mais regularidade. Para mim é super importante para o negócio e para o tipo de clientes que eu posso conseguir. É mais uma montra e a própria localização do espaço ajuda a atrair mais pessoas", sublinhou.

Já Luís Buchinho centrou-se na temática do "turista acidental" com preocupações que visam a gentrificação e a sustentabilidade, com roupas que qualificou como "práticas e despojadas, fáceis de vestir ou transportar".

Na próxima segunda-feira, Portugal vai ter mais uma ação de destaque no calendário da Semana da Moda na capital francesa com o evento Zona Industrial ModaPortugal, onde vão estar reunidas cinco empresas de confeção de vestuário e de produção de tecidos nacionais: Calvelex, Paulo de Oliveira, Polopique, Riopele e Twintex.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório