Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fotógrafos no Exodus Aveiro Fest pela preservação do planeta

Daniel Berehulak, Veronique Viguerie e Frans Lanting estão entre os 10 fotógrafos internacionais de diversas áreas incumbidos de "inspirar" os participantes no National Geographic Exodus Aveiro Fest, a 30 de novembro e 01 de dezembro.

Fotógrafos no Exodus Aveiro Fest pela preservação do planeta
Notícias ao Minuto

11:40 - 03/10/19 por Lusa

Cultura Exodus Aveiro Fest

"O Exodus é um festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e de aventura que tem a premissa de querer verter para as pessoas aquilo que achamos mais importante na vida, a Humanidade e o nosso Planeta", explicou à Lusa Bernardo Conde, diretor-geral do evento.

Os três fotógrafos já venceram, em diferentes categorias, o 'World Press Photo': o australiano Daniel Berehulak também já ganhou, várias vezes, o 'Pulitzer', a francesa Veronique Viguerie já foi distinguida com o 'Humanitarian Visa d'or Award' e o holandês Frans Lanting recebeu o prémio 'Lennart Nilsson'.

"Com estes 10 fotógrafos de renome internacional pretendemos investir na motivação e inspiração para criarmos uma sociedade mais tolerante. Desejamos ainda promover a reflexão, através dos seus testemunhos, do que é possível fazermos pela preservação do planeta", acrescenta Bernardo Conde.

O português Joel Santos e o britânico Philip Lee Harvey já foram distinguidos com o prémio de Fotógrafo de Viagem do Ano e também estarão no evento, tal como Krystle Wright (fotografia de aventura) e a Danielle Silva (fotojornalista ambiental).

O Centro de Congressos de Aveiro continua a ser o espaço do certame, que vai para a terceira edição, e que disponibiliza 750 bilhetes, sendo que há várias 'master classes' à parte.

O festival vai ter ainda uma mesa redonda, um painel com fotógrafos National Geographic, palestras de viajantes e projeções de documentários, 'workshops' e variadas ações de rua.

A ideia do National Geographic Exodus Aveiro Fest é "alargar-se ao longo do ano com micro-eventos -- futuramente, até em outras cidades - como é o exemplo da exposição do Fotoevidence", que será inaugurada esta sexta-feira no Museu de Arte Nova de Aveiro.

O Exodus Talents vai destacar quatro pessoas ligadas à fotografia e ao vídeo "cujo trabalho mereça destaque".

"É um festival com um cariz muito próprio, destinado a toda a gente, em que as palestras são partilhas com base em 'storytelling' de experiência de vida. Queremos sensibilizar para questões culturais, humanas e ambientais, daí convidarmos fotógrafos de diversas áreas", conclui Bernardo Conde.

O National Geographic Exodus Aveiro Fest será apresentado oficialmente sexta-feira às 11h00 no Museu de Arte Nova em Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório