Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Queer Porto com debate sobre Bowie e Madona e filmes sobre homofobia

Um debate sobre o 'glam' e provocação dos músicos David Bowie e Madonna, uma festa tributo à artista Beyoncé e filmes sobre o VIH/Sida e a homofobia são destaques do Queer Porto, que começa a 16 de outubro.

Queer Porto com debate sobre Bowie e Madona e filmes sobre homofobia
Notícias ao Minuto

15:04 - 08/10/19 por Lusa

Cultura Cinema

"São cinco anos de Queer Porto, com uma programação mais diversa e mais inclusiva que vem enriquecer o programa do Teatro Municipal do Porto (TMP) e a cidade do Porto", declarou hoje Tiago Guedes, diretor do TMP, na conferência de imprensa de apresentação da programação da 5.ª edição do Festival Internacional de Cinema Queer Porto.

Num certame de cinema com cerca de 30 filmes a exibir entre os dias 16 e 20 de outubro, Constança Carvalho Homem, programadora do Queer Porto 5, destacou o filme 'O Beijo do Asfalto' (2018), uma longa-metragem de ator brasileiro Murilo Benício, que vai ser exibida no dia 19, no Pequeno Auditório do Rivoli, às 19h00, seguida depois de um debate com o performer Tales Frei, a partir das 20h40.

"É um poderoso exercício metateatral sobre uma tragédia carioca nos anos 1960 e que está atualíssima, porque há um recrudescimento da homofobia", observou a programadora do festival, destacando ainda que a atriz brasileira Fernanda Montenegro participa no elenco da obra que aborda também o tema do fabrico de notícias falsas ao explorar de "forma sensacionalista" o beijo entre dois homens.

'Buddies' (1985), a primeira longa-metragem de ficção sobre o VIH/Sida, realizada por Arthur J. Bressan, é outro dos destaques da organização.

A 5.ª edição do festival Queer Porto, que arranca com o documentário americano 'The Cockettes' (2002), de Bill Weber e David Weissman, no Rivoli, às 21h30, assinala os 50 anos dos motins de Stonewall, em Nova Iorque (EUA), como marco na emergência dos "modernos movimentos de luta LGBTI+", e tem duas secções de competição.

Na competição oficial concorrem oito filmes. O diretor do evento, João Ferreira, destacou 'The Gospel of Eureka' (2018), que fala sobre "cristãos evangélicos e 'drag Queens' a ocupar os holofotes para desmantelar estereótipos" e o filme chinês 'A Dog Barking at the Moon' (2019), de Xiang Zi.

Na secção da competição 'In My Shorts' concorrem seis filmes de realizadores portugueses com a organização a destacar 'Aurora' (2018), sobre uma jovem artista no Norte de Portugal, e 'Em Caso de Fogo' (2019), de Tomás Paula Marques, já premiado no Curtas de Vila do Conde e em San Sebastian.

O ciclo de cinema dedicado a Stonewall serve de mote para o 'Queer Pop 1', um programa paralelo de debates sobre a evolução das expressões 'queer' na pop durante os últimos 50 anos e que vai permitir fazer uma "viagem" desde o "existencialismo 'glam' de David Bowie à Madonna mais recente e sempre provocadora".

No dia 18 de outubro, no espaço Maus Hábitos, o Queer Porto organiza a 'Beyoncé Fest', uma festa tributo à artista Beyoncé, onde os fãs vão poder revisitar as suas músicas e "celebrar o culto" à cantora, lê-se no dossier de imprensa entregue aos jornalistas.

O filme argentino "El Ángel" (2018), de Luís Ortega, é o escolhido para a noite de encerramento do Queer Porto, cuja exibição está agendada para dia 19, pelas 21:30, no Pequeno Auditório do Rivoli.

A Reitoria da Universidade do Porto também vai ser um dos espaços eleitos pelo Queer Porto para a exibição de filmes e debates no âmbito dos 50 anos dos motins de Stonewall.

O Queer Porto, cuja produção é da responsabilidade da Associação Cultural Janela Indiscreta, é apoiado através do Instituto do Cinema e do Audiovisual, no âmbito dum protocolo de três anos e que está atualmente no seu segundo ano de protocolo.

O festival conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Associação de Comércio e Turismo LGBT de Portugal, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório