Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Descubra as borlas que pode aproveitar neste fim de semana, na Grande Lisboa e no Grande Porto.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

13:07 - 11/10/19 por Fábio Nunes

Cultura Agenda cultural grátis

O fim de semana está no horizonte, mas ainda sente algumas lacunas na sua programação cultural?

Não se preocupe, como é tradição o Notícias ao Minuto apresenta-lhe várias e diversificadas possibilidades no campo da cultura. E com um bónus: são todas gratuitas. 

Na Grande Lisboa, um dos grandes destaques que lhe sugerimos é o espetáculo de objetos/marionetas 'A VIAGEM'. Uma opção bastante distinta, mas não menos interessante é a de fazer uma visita ao cemitério dos Prazeres. Um local onde a arte e a história também têm lugar como poderá descobrir.

Já no Grande Porto, pode deslocar-se à Biblioteca Pública Municipal da Invicta e ver a exposição 'A Força da Forma'. Se lhe apetecer ouvir música de órgãos de tubos, está com sorte, pois este fim de semana arranca um ciclo de concertos destes instrumentos. 

Grande Lisboa

Faça uma Viagem

E não se trata de uma viagem qualquer, mas sim de uma viagem visual e sonora pelo glamour dos anos 40, cortesia do Cine Teatro Mãozorra, que apresenta o seu primeiro espetáculo em pleno coração de Lisboa, numa co-produção com o Museu da Marioneta de Lisboa. 'A VIAGEM' é um espetáculo de objetos/marionetas em formato intimista para nove pessoas e de curta duração. Vão ser seis sessões esta sexta-feira e este sábado e começam às 21h. Os bilhetes têm de ser levantados 10 minutos antes de cada sessão. 

Exposição de Juan Bezzati

Entre os dias 12 e 25 de outubro, uma exposição de Juan Bezzati vai estar patente na Colorida Art Gallery. Uma oportunidade para ver os trabalhos deste pintor cujas obras tratam "as imagens como uma projecção do seu estado de espírito", como dá conta o curador e galerista José Roberto Moreira. 

Claraboia na Fnac

Os Claraboia, apresentam uma sonoridade ambiental e atmosférica, dentro do estilo dream pop, dada pelos efeitos da guitarra eléctrica e vozes melodiosas. A banda transporta uma emoção apaixonante e uma interactividade instantânea com o público. Algo que pode experienciar este sábado às 17h na Fnac do Vasco da Gama e/ou este domingo às 17h na Fnac do Ubbo

Descubra Calouste Gulbenkian

No âmbito das comemorações dos 150 anos de Calouste Gulbenkian, há uma exposição que lhe dá a conhecer esta figura. Intitulada 'Calouste: uma vida, não uma exposição', trata-se de um curso pela sua história de vida e pelo legado que deixou. Mas atenção, terá um papel importante neste percurso de descoberta, pois terá de pegar nos vestígios que Gulbenkian deixou para assumir um papel ativo na construção dessa vida. A exposição está patente no edifício sede da Fundação Gulbenkian até ao dia 31 de dezembro

Visita ao cemitério 

Se tiver coragem, pode fazer uma visita ao Cemitério dos Prazeres e conhecer este "museu a céu aberto", que possui importantes elementos no que diz respeito ao conhecimento da história contemporânea de Portugal, às diferentes atitudes perante a morte, à arquitetura, ao urbanismo, à escultura e à heráldica. Tem de se inscrever para a visita. 

Grande Porto

Concerto de Órgãos de Tubos

O primeiro Ciclo de Concertos de Órgãos de Tubos em Felgueiras vai decorrer entre 12 de outubro e 10 de novembro. A primeira atuação tem lugar este sábado pelas 21h30 na Igreja de Sendim e será protagonizada pelo organista Tiago Ferreira e pelos trompeters Rúben Castro e Fernando Ribeiro.

A Força da Forma

Na Biblioteca Pública Municipal do Porto pode ver a exposição 'A Força da Forma' que, nas palavras do curador Mário Moura, "começou na semelhança entre dois livros, um de propaganda a uma ditadura e outro de culinária". Para ver até ao dia 8 de dezembro.

Música no Tasty District

Este sábado às 22h, o grupo Roda de Santos irá encher o espaço Tasty District com o verdadeiro samba à moda do Porto. Uma incrível atuação que não vai querer perder com um reportório de rock, funk, Partido Alto e Samba canção. O Tasty District fica na porta nº 57, junto ao fim da linha do elétrico da Batalha.

Mercado de Porto Belo

A Invicta tem uma versão do afamado mercado de Portobello de Londres. Com um nome condizente, Mercado de Porto Belo, decorre todos os sábados na Praça Carlos Alberto entre as 10h e as 19h. 

Dominguinhos no MAR Shopping

Os Dominguinhos são já um clássico para os mais novos, oferecendo atividades diferentes a cada domingo. Este fim de semana há um atelier de ciência, 'Sombras misteriosas'. Decorrer entre as 11h e as 12h30 no piso 0 do MAR Shopping. 

Bom fim de semana e boas ofertas culturais!

Recomendados para si

;
Campo obrigatório