O festival South by Southwest (SXSW) foi cancelado por causa da preocupação gerada pelo surto do novo coronavírus, adianta a CNN. A decisão foi anunciada esta sexta-feira pelo mayor de Austin, Steve Adler. O autarca da cidade do Texas declarou o "desastre local" e sublinhou que seguiu as recomendações do gabinete de saúde pública de Austin.
Várias tecnológicas, como a Apple, Facebook, Netflix ou Twitter, tinham cancelado a sua presença na edição deste ano, que ia decorrer entre os dias 13 e 22 de março.
No entanto, a organização do South by Southwest tinha afastado a ideia de cancelar o festival depois de serem conhecidas estas ausências. Mas a decisão do mayor Steve Adler foi soberana.
"'O espetáculo deve continuar' está no nosso ADN, e esta é a primeira vez em 34 anos que o evento não se vai realizar. Estamos agora a trabalhar nas ramificações desta situação sem precedentes", pode ler-se num comunicado divulgado pela organização do SXSW.
O festival devia trazer à cidade de Austin mais de 200 mil pessoas. O SXSW costuma ter um forte impacto na economia de Austin.
Já morreram 14 pessoas devido ao Covid-19 nos Estados Unidos.