Obra sobre Aquilino Ribeiro apresentada no sábado
O escritor Manuel de Lima Bastos apresenta no sábado a obra "O Retrato de Aquilino - pintura sobre palavras", em Sernancelhe, concelho de onde este escritor era natural.
© Lusa
Cultura Sernancelhe
O autor justifica a obra com o facto de este ano ocorrer "o cinquentenário da morte do grande escritor e, cumulativamente, se comemorar o centenário da sua estreia literária, em 1913, com a publicação do livro de contos 'Jardim das Tormentas'".
Na abertura da obra, o escritor de Santa Maria da Feira explica que pretende também fazer uma homenagem "às 'terras do demo' que Aquilino Ribeiro inventou e ao município de Sernancelhe, onde o escritor nasceu (na freguesia do Carregal) e a que voltou como se, depois de uma ausência, regressasse a casa".
Lima Bastos tem-se empenhado na divulgação da vida e obra de Aquilino Ribeiro, que define como tendo sido "um homem razoavelmente feliz e realizado", que deixou "uma obra que é um dos três ou quatro principais monumentos literários algum dia realizados na língua pátria".
"O Retrato de Aquilino" compila quatro obras que editou nos últimos anos, tendo sempre como epicentro o concelho de Sernancelhe e o universo aquiliniano.
Nascido a 13 de setembro de 1885, em Carregal, Aquilino Ribeiro é autor de obras como "Quando os lobos uivam", "Terras do Demo", "A casa grande de Romarigães" e "O Malhadinhas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com