O Conselho de Ministros decidiu na quinta-feira "a proibição de realização de festivais e espetáculos de natureza análoga, até 30 de setembro de 2020, e a adoção de um regime de caráter excecional", dirigido a este tipo de iniciativas que não possam realizar-se "no lugar, dia ou hora agendados", devido à pandemia.
Em comunicado, a direção do Coral de São José -- Associação Musical informou hoje do cancelamento da IX edição do Festival Música no Colégio, que decorreria em Ponta Delgada, entre os dias 15 e 19 de julho de 2020.
O evento, que decorre no verão e ao ar livre, na maior cidade dos Açores, organiza noites temáticas de música, num projeto que visa "a promoção e a divulgação da música".
O Coral de São José justifica o cancelamento da edição deste ano tendo em conta "a emergência de saúde pública" devido à pandemia.
"Enquanto agente cultural de referência na região, e seguindo princípios de responsabilidade social e as recomendações para cancelamento de eventos de massas, com o objetivo de evitar a transmissão do vírus, na ótica de proteção do público, técnicos e agentes culturais/artísticos envolvidos na realização dos espetáculos, a direção do Coral de São José -- Associação Musical comunica o cancelamento da IX edição do Festival Música no Colégio", sublinha o comunicado.
A associação frisa ainda o facto de os espetáculos que compõem o festival "carecerem de preparação, ensaios, deslocações, montagens e outros atos técnicos que não puderam e continuam a não ser possíveis de realizar" no período atual, o que impossibilita "a realização do Festival, mesmo ainda que agendado para uma data posterior ao fim do estado de emergência".
"O Festival Música no Colégio regressa em 2021, trazendo o ambiente e cenário cosmopolita daquelas noites de verão, assim como uma programação musical especial para todo o público", assegura o Coral de São José, formado a 19 de março de 1967.
A associação informa ssim que "retomará a sua atividade logo que possível", para trabalhar em eventos futuros, nomeadamente o já tradicional "Clássicos de Natal", em dezembro de 2020.
Em 8 de Dezembro de 1996 o Coral de São José constituiu-se associação com estatutos próprios, passando a designar-se Coral de São José -- Associação Musical e tem trabalhado com solistas, orquestras e maestros, de âmbito nacional e internacional.
Com um repertório que privilegia a área da música erudita de tradição europeia, o Coral de São José foi, em janeiro de 2000, reconhecido de Instituição de Utilidade Pública Regional, recebendo também o Diploma de Reconhecimento Municipal de Ponta Delgada.
Em maio de 2008 foi distinguido, no Dia da Região Autónoma dos Açores, com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, pelo Governo dos Açores.