A 16.ª edição do FEST — Novos Realizadores, Novo Cinema, adaptou os planos e conseguiu encontrar uma solução para não falhar este ano. A realizar entre 2 a 9 de agosto, o evento vai contar com sessões de filmes em cinemas drive-in e outras na sala do Multimeios de Espinho, anunciou esta quarta-feira a organização do festival, em comunicado.
E, se para alguns ver filmes às estrelas já era uma óptima novidade, há mais: A iniciativa que decorre sempre em Espinho passa a ter programação em drive-in de Lisboa e do Porto.
Apesar de Espinho continuar a ser o centro do festival, a organização pretende com estas sessões "a acontecerem, em simultâneo", nas três cidades, reforçar o "compromisso com a sala, enquanto espaço para a mostra de cinema, e com os espectadores, enquanto consumidores acérrimos do mesmo".
A programação ainda não foi revelada, mas, ainda na referida nota, é garantido que o festival irá manter-se fiel à sua missão de "dar a conhecer algum do melhor cinema emergente mundial".
Tanto nos cinemas drive-in como na sala do Centro Multimeios de Espinho haverá "regras de higienização, distanciamento social e segurança adequadas".
"No nosso Programa de Indústria, o Training Ground, o Director’s Hub e as Industry Meetings ficam adiados para o próximo ano, uma vez que não acreditamos estarem reunidas as condições necessárias para a sua realização, sem abrir mão do ambiente extraordinário que só se consegue numa interação que se quer próxima. Em alternativa, serão organizadas, ao longo do ano e em formato online, conversas, entrevistas e debates que possam manter aberto o espaço de discussão por excelência que o FEST se orgulha de ser", é ainda adiantado.