Morreu compositor das bandas sonoras de 'O pianista' e 'Drácula'
O compositor polaco Wojciech Kilar, autor de bandas sonoras para filmes de realizadores como Roman Polanski, Francis Ford Coppola ou Andrzej Wajda, morreu hoje aos 81 anos, anunciou a rádio pública da Polónia.
© DR
Cultura Polaco
Além de música para dezenas de filmes, Wojciech Kilar compôs também música sinfónica, música de câmara e obras para instrumentos a solo.
Mas foram as músicas feitas para os filmes que o notabilizaram na Polónia e internacionalmente, com peças como a valsa composta para o filme do realizador polaco Andrzej Wajda "Terra Prometida" a tornarem-se marcos na história da música clássica.
A música que compôs para o filme "O Pianista", do realizador polaco Roman Polanski, valeu-lhe, em 2002, o prémio Cesar para a melhor música escrita para um filme.
Em 1992, a sociedade norte-americana de compositores, autores e editores, de Los Angeles, distinguiu-o pela melhor banda sonora original para o filme "Drácula", de Francis Ford Coppola.
"Deixou-nos um homem excecional. Foi uma das figuras mais importantes da cultura polaca", disse Waldemar Dabrowski, diretor da Ópera de Varsóvia após o anúncio da morte de Wojciech Kilar.
Nascido em 1932 em Lviv, vila polaca antes da Segunda Guerra Mundial e que atualmente faz parte da Ucrânia, Wojciech Kilar viveu após a guerra em Katowice, no sul da Polónia, onde começou os seus estudos na academia de música local. Posteriormente mudou-se para Paris, França, para prosseguir os estudos com a pianista e pedagoga Nadia Boulanger.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com