Fotógrafo belga expõe em Luanda 'Máscara Oculta' de arte congolesa
A exposição 'Máscara Oculta', inaugurada em Lubumbashi, República Democrática do Congo (RDCongo), do fotógrafo belga Kristof Degrauwe, vai ser aberta, em Luanda, na próxima segunda-feira, no Museu Nacional de Antropologia.
© Lusa
Cultura Exposições
Uma nota da embaixada da Bélgica em Angola, a que a agência Lusa teve acesso, refere que Kristof Degrauwe trabalhou entre 1999 e 2000 no Museu Etnográfico, na RDCongo, tendo optado por tirar uma série de fotos das máscaras congolesas que se encontravam armazenadas (escondidas) nas reservas do museu.
Kristof Degrauwe, avança a nota, pretendia concretamente dar uma interpretação fotográfica dos objetos sagrados, e, "sem negar o seu valor etnográfico", o artista "brincou livremente com essas máscaras", trazendo-as "à vida diante da sua câmara com a ajuda de jovens modelos para captar o significado profundo de cada máscara".
"A exposição em Lubumbashi, em junho de 2000, que apresentava não só as fotografias, mas também as próprias máscaras, foi um grande sucesso para o museu, que nesse momento despertou-se de um longo sono de imobilidade", refere a nota.
A mesma exposição esteve igualmente patente, em 2003, em Abuja, Nigéria, onde foram ministrados os primeiros workshops sobre "a máscara e o subconsciente".
"Estamos muito orgulhosos de poder apresentar esta série agora em Luanda. Uma parte dessa edição da exposição é composta por máscaras típicas da cultura congolesa e outra parte por máscaras típicas da cultura angolana", informa o documento.
Paralelamente à exposição, vão ser realizadas algumas atividades, nomeadamente oficinas de yoga, conduzidas por Kristof Degrauwe, abertas ao público, com o tema "Le Geste Kongo/Yoga D'Afrique".
A sessão, de hora e meia, consistirá no experimento de "algumas posturas derivadas de certos estados do Congo" através dos quais será descoberta a "linguagem dos gestos codificados da arte Kongo".
A exposição estará aberta ao público de 20 de abril a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 15:00, com a entrada ao preço de 140 kwanzas (0,18 cêntimos de euros) para nacionais e 300 kwanzas (0,39 cêntimos de euros) para estrangeiros, estando a sessão da abertura da exposição, no dia 20 de abril, reservada a convidados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com