A Academia Portuguesa de Cinema decidiu adiar o anúncio dos nomeados à 10ª edição dos Prémios Sophia, previsto para a tarde desta quinta-feira, "partilhando o luto pela morte da atriz Maria João Abreu". Em comunicado, a Academia endereça ainda as "mais profundas condolências" pela perda de um dos grandes nomes da televisão, cinema e teatro nacionais.
"A Academia endereça as mais profundas condolências a toda a sua família, amigos e colegas de profissão, recordando com saudade o talento e enorme legado que a atriz deixa na televisão, no cinema e no teatro português", é possível ler-se.
O anúncio dos nomeados aos Prémios Sophia 2021 irá, então, ocorrer na próxima terça-feira, dia 18 de maio. Está marcado para as 17 horas.
Recorde-se que Maria João Abreu, que morreu esta manhã, estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada, desde o passado dia 30 de abril. A atriz sentiu-se mal nas gravações da novela 'A Serra', da SIC, e primeiramente foi assistida pelo colega José Mata, nos camarins.
Depois, foi transferida para o hospital. De acordo com João de Carvalho, a colega e amiga sofreu "dois aneurismas". Com quase 40 anos de carreira, Maria João Abreu, além da novela 'A Serra', pertencia também ao elenco de 'Patrões Fora', da SIC.
Leia Também: "Hoje foi-se embora a minha rainha, uma rainha do teatro português"