Novo órgão da Sé de Aveiro já chamou 3 mil pessoas
A Diocese de Aveiro anunciou hoje que mais de três mil pessoas assistiram já aos concertos de música sacra na Sé de Aveiro, desde a inauguração do novo órgão de tubos, em julho de 2013.
© DR
Cultura Diocese
"Com mais de uma dúzia de concertos e recitais realizados depois da inauguração do novo órgão de tubos da Sé de Aveiro, em julho passado, é de registar que, até ao momento, mais de três mil pessoas já passaram e escutaram dezenas de obras musicais, de diferentes épocas e compositores nacionais e estrangeiros", refere uma nota da Diocese.
Segundo dados avançados pela Diocese, em apenas três dos concertos, o concerto inaugural e os dois concertos da Missão Jubilar, foram contabilizadas cerca de duas mil pessoas, e nos restantes "tem havido uma participação muito regular e fiel, sempre acima da centena".
Para a Diocese, a elevada participação do público nos concertos da Sé "manifesta o interesse das pessoas pela música para órgão, em particular, e pela música sacra, em geral".
No âmbito do ciclo inaugural do novo órgão de tubos da catedral aveirense, a música para coro e órgão volta à Sé no dia 23, pelas 16 horas, com o grupo "Capella Bracarensis", acompanhado pelo organista António Costa Gomes.
No concerto, com entrada livre, aquele coro de Braga vai interpretar obras dos compositores portugueses Azevedo Oliveira, Manuel Faria, Joaquim dos Santos e Manuel Simões.
Fundada em 1997, como octeto vocal, a "Cappella Bracarensis" surgiu com o objetivo de divulgar música de todas as épocas, com especial incidência na música portuguesa e evoluiu em 2002 para coro de câmara, contando com inúmeros concertos de música sacra e profana realizados por todo o país.
O ciclo inaugural decorre durante um ano e prevê mais cinco concertos, estando já a ser preparada uma nova programação musical e cultural.
O novo órgão de tubos da Sé de Aveiro teve o seu concerto inaugural em julho de 2013, tendo como organista convidado o austríaco Elmo Cosentini, que executou obras de Marcel Dupré, Camille Saint-Saëns, Nicolas De Grigny, Robert Schumann, Wolfgang Amadeus Mozart e Johann Sebastian Bach, além das suas improvisações.
Instalado na Igreja de Nossa Senhora da Glória, atual Sé, o órgão é constituído por 32 registos, com 1.895 tubos, tendo sido construído pela Pécsi Orgonaépítö Manofaktúra Kft, da Hungria.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com