Damiano David, o vocalista dos Måneskin, vencedores do Festival da Eurovisão, que decorreu em Roterdão, nos Países Baixos, vai submeter-se esta segunda-feira a um teste de deteção de drogas após imagens televisivas transmitidas a partir da 'Green Room' em direto da final do evento que sugeriam que o cantor estaria a consumir cocaína.
Apesar de já ter negado veementemente as acusações, Damiano David aceitou submeter-se voluntariamente a um teste para provar que não consumiu qualquer droga. "Amanhã de manhã farei o teste e assim haverá um papel que dirá quem está certo e quem não está", disse o artista este domingo à noite à chegada ao Aeroporto de Fiumicino, em Roma, Itália, citado pela EFE.
Os organizadores da Eurovisão emitiram prontamente uma nota sobre o assunto, referindo que "o grupo rejeitou veementemente as alegações de uso de drogas e o cantor em questão será submetido a testes voluntariamente".
"Eles próprios pediram [teste] ontem à noite [sábado], mas não pôde ser providenciado imediatamente pela EBU", acrescentavam, apontando que Damiano David seria sujeito a um teste de despistagem de drogas no regresso a Itália, após a polémica.
EBU statement on Måneskin in the ESC Green Room during the Grand Final.https://t.co/HRjekGqqCy pic.twitter.com/Qu6227wdvE
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) May 23, 2021
"Por favor, não digam isso". Banda diz que copo se partiu
Durante a conferência de imprensa que se seguiu à vitória, e confrontado com as alegações de que teria usado cocaína, o cantor garantiu que não consome drogas, referindo que um elemento do grupo - o guitarrista Thomas Raggi - tinha partido um copo (o que explicaria o movimento captado pelas câmaras). "Não uso drogas, por favor. Não digam isso, a sério. Nada de cocaína. Por favor, não digam isso", respondeu Damiano David.
Já na sua conta de Instagram, o grupo reafirmou: "Estamos prontos para fazer testes porque não temos nada a esconder. Estamos verdadeiramente chocados que algumas pessoas digam que o Damiano usa drogas. Somos mesmo contra as drogas e nunca usámos cocaína".
Publicação no Instagram dos Måneskin © Reprodução/ Instagram/ Måneskin A Eurovisão também já garantiu que "pode confirmar que um vidro se partiu e foi encontrado no local durante uma inspeção".
De recordar que Itália, com a canção 'Zitti e Buoni', interpretada pelos Måneskin, venceu a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, tendo Portugal alcançado o 12.º lugar.
Num ano em que o Reino Unido foi o único país que terminou com zero pontos, Portugal, representado pelos The Black Mamba, com o tema 'Love is on my Side', conquistou 153 pontos.
Leia Também: O amor esteve ao nosso lado até ao 12.º lugar. Itália venceu a Eurovisão