Meteorologia

  • 18 OCTOBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 22º

Marvel. 'Viúva Negra' leva Scarlett Johansson a "terminar em grande"

O novo filme do universo cinematográfico da Marvel, 'Viúva Negra', mergulha na complexidade de heroínas e anti-heroínas num regresso ao passado que pode ser a última vez de Scarlett Johansson a interpretar Natasha Romanoff.

Marvel. 'Viúva Negra' leva Scarlett Johansson a "terminar em grande"
Notícias ao Minuto

10:23 - 04/07/21 por Lusa

Cultura Marvel

"Estou muito orgulhosa deste filme e penso que é bom terminar em grande", disse Scarlett Johansson, durante uma mesa-redonda com a imprensa em Los Angeles. "Sinto-me muito realizada e satisfeita que este seja o culminar da minha jornada como Natasha", continuou a atriz, ciente de que fez tudo o que queria fazer: "Se isto foi a última vez que encarnei a Natasha, estou feliz com o resultado".

'Viúva Negra', que se estreia a 8 de julho nos cinemas e no dia seguinte na plataforma de 'streaming' Disney+ com acesso 'premium' por um custo adicional, mostra o que aconteceu a Natasha Romanoff entre o final da ação de 'Os Vingadores: Guerra Civil' e 'Os Vingadores: Guerra do Infinito'.

"No início deste filme, Natasha está realmente sozinha pela primeira vez", disse a atriz. "De repente, encontra-se a flutuar neste espaço estranho e perde o equilíbrio, percebe que tem muitas possibilidades à sua frente e isso é sufocante".

A situação torna-se mais complexa quando a irmã mais nova Yelena Belova, interpretada por Florence Pugh, invade a vida de Natasha Romanoff depois de vinte anos sem se verem.

"Ela é surpreendida por esta pessoa que vem do seu passado e é explosiva, tem uma energia louca, é perigosa e cheia de vida", descreveu. "Nunca a tínhamos visto assim, e foi interessante começar daí. Está cheia de dúvidas".

A química entre Scarlett Johansson e Florence Pugh no grande ecrã é evidente e o tempo que demorou a desenvolver a história influenciou o seu rumo.

"Elas eram adversárias e aquilo pareceu-me tão rançoso", revelou Johansson. "Não é assim que as mulheres interagem, seria mais interessante se elas tivessem uma relação real, como duas mulheres têm, profunda, significativa, cheia de complicações emocionais e amor", disse. "Uma relação em que duas mulheres se puxam para cima, não é revolucionário?"

Florence Pugh, que nunca tinha entrado no universo da Marvel, disse na mesa-redonda que chegou a achar que ia morrer.

"No segundo dia tive de saltar pelo ar com uma faca na mão e a seguir rebolar no chão. O meu cérebro inteiro gritava 'vais morrer, porque é que estás a fazer isto?'", revelou.

Scarlett Johansson acabou por ajudar a atriz inglesa a adaptar-se ao ritmo Marvel, aconselhando-a a preservar a sua energia nas cenas de acrobacia e façanhas.

"Quando comecei a trabalhar nos filmes da Marvel empregava muito esforço nas coreografias de luta e aprendi que o elemento da performance é ainda mais importante que o murro ou a pose", explicou Johansson. "A energia emocional que se coloca é o que vai vender a cena e é menos exigente fisicamente. A repetição é muito cansativa e podemos esgotar-nos rapidamente", avisou. "É um trabalho muito físico e gostava que alguém me tivesse avisado, teria ficado muito menos exausta".

A personagem de Florence Pugh, Yelena, representa a primeira vez que Natasha é forçada a pensar no passado da sua família, caracterizou a atriz. É a primeira vez que tem de olhar para as suas ações e admitir que não foram as melhores, e que deixar a irmã mais nova para trás causou muita dor.

"O filme torna-se desconfortável para todas as personagens, com o pesar e a dor que carregam", afirmou Pugh. "Como irmã mais nova, Yelena atinge todos os pontos sensíveis e força Natasha a rir-se de si própria e a não ser tão séria, apesar de ser uma assassina. Põe amor de volta na sua vida".

A terceira protagonista feminina do filme é Rachel Weisz, que interpreta a viúva negra Melina e disse nunca se ter imaginado a entrar num filme da Marvel.

"É um mundo de fantasia mitológico e escapista, que apela a crianças e adultos. É uma narrativa viciante que transcende idades", afirmou.

"Ser um super-herói não é só rosas, Natasha sofreu. É um arco narrativo fascinante, poder ver a história por detrás da máscara", acrescentou.

No filme, Melina tem uma história de amor bizarra com o Guardião Vermelho, interpretado por David Harbour. Apesar de este ser um filme dominado por mulheres, Weisz sublinhou a importância da personagem, que deu uma dimensão cómico-trágica à narrativa.

'Viúva Negra' tem realização de Cate Shortland e surge dois anos depois de 'Os Vingadores: Endgame', que se tornou o filme mais lucrativo de sempre nas bilheteiras quando saiu.

Leia Também: Mais prequelas do MCU podem estar "em cima da mesa" após 'Black Widow'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório