O prémio vai ser entregue a Joni Mitchell em 29 de janeiro de 2022 no Centro de Convenções de Los Angeles, dois dias antes da cerimónia dos Grammys.
Patrocinado pela Fundação MusiCares, o prémio reconhece o mérito artístico e humanitário de músicos célebres, e no passado honrou artistas como Tom Petty, Bob Dylan, Barbra Streisand, Bruce Springsteen, Natalie Cole e Gloria Estefan.
O prémio de Personalidade do Ano é entregue numa cerimónia, durante a qual diferentes artistas sobem ao palco para interpretar as canções mais conhecidas do homenageado.
"Sinto-me honrada por ter sido escolhida como Personalidade do Ano por esta grande organização", disse Mitchell.
"Estou ansiosa por fazer parte desta gala que ajudará a MusiCares a continuar o trabalho para fornecer um sistema de apoio aos necessitados", acrescentou a canadiana.
Álbuns como 'Court and Spark' (1974), 'The Hissing of Summer Lawns' (1975) e, sobretudo, 'Blue' (1971), um título que aparece regularmente entre os melhores álbuns de sempre valeram a Mitchell o título de "uma das melhoras compositoras da história", de acordo com a revista da especialidade Rolling Stone.
A diretora executiva da MusiCares, Laura Segura, disse estar "muito entusiasmada" por poder convocar uma grande formação de artistas de topo para se curvarem perante o legado de Mitchell.
Joni Mitchell "será honrada não só pelas letras e canções icónicas, mas também pelo espírito pioneiro e pela inspiração que trouxe a tantos artistas", afirmou Segura.
Leia Também: Segunda maior Feira do Livro de Lisboa de sempre abre hoje