Parque dos Poetas recebe World Press Photo 2021 (já) em setembro
Exposição vai estar ao ar livre no parque oeirense e a entrada é gratuita.
© iStock
Cultura World Press Photo 2021
A Câmara de Oeiras anunciou, esta segunda-feira, que vai receber a "maior exposição de fotojornalismo do mundo": o World Press Photo.
A exposição será inaugurada no dia 15 de setembro e ficará ao ar livre no Parque dos Poetas até dia 15 de outubro.
O conjunto de fotografias será exposto na Entrada Templo da Poesia do parque e as imagens vencedoras estarão expostas na Alameda do Parque dos Poetas, junto ao Anfiteatro Almeida Garrett,
A 64.ª edição da World Press Photo pode ser visitada gratuitamente de segunda a domingo, das 9h às 23h (de 15 a 30 de setembro – horário de verão) e das 10h às 20h (de 1 a 15 de outubro – horário de inverno).
Aos sábados, das 15h30 às 17h30, adianta também o município, os visitantes podem também participar "em 'rallies' de fotografia com fotógrafos e fotojornalistas de renome". As inscrições para esta atividade são realizadas no dia no próprio dia, no Templo da Poesia.
"É com grande satisfação que o Município de Oeiras se associa à exposição World Press Photo. Há cerca de dois anos acolhemos, no Palácio Anjos, a exposição do também português premiado Mário Cruz e foi um verdadeiro sucesso. Portanto, ficou claro que o público se interessa muito por esta iniciativa. Voltamos a ter um português premiado, Nuno André Ferreira e, por isso, é um orgulho para Oeiras receber a exposição das fotografias dos eventos que marcaram o ano em todo o mundo", considerou o autarca Isaltino Morais, em comunicado.
Criado em 1955 pela organização homónima e sem fins lucrativos, o concurso World Press Photo premeia, anualmente, fotografias que dão a conhecer ao público questões e momentos cruciais e fraturantes, que marcam a atualidade de povos e de sociedades em todo o mundo, e que se repercutem além-fronteiras, com consequências à escala global.
O fotojornalista português Nuno André Ferreira, de 41 anos, é um dos premiados no concurso World Press Photo 2021. A fotografia tem como pano de fundo as chamas, que se alastram no topo de um monte, e apanha, de perto, um bebé dentro de um carro, com um olhar curioso face à objetiva do repórter fotográfico, mas alheio ao que se passa do outro lado do vale.
Leia Também: Manoel de Oliveira fora de portas na rentrée da Gulbenkian
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com