A partir de 800 filmes submetidos, a direção do festival escolheu 21 para a secção oficial, incluindo 'Guerra' (2020), um filme que cruza documentário e ficção, sobre a vida de um antigo combatente da guerra colonial.
"Iremos com ele até ao fundo dos lugares físicos que o obcecam -- dos quartéis da formação até aos lagos e jardins da sua juventude e enamoramento -- bem como ao abismo da sua memória -- a guerra e a paixão juntas, indestrinçáveis, numa batalha que pergunta ou grita as imemoriais dúvidas existenciais", lê-se na sinopse.
'Guerra' é protagonizado pelo ator José Lopes, que morreu pouco antes da estreia do filme no DocLisboa 2020, e o elenco é composto sobretudo por atores amadores. Entram ainda, em pequenos papéis, os atores Luis Miguel Cintra e Diogo Dória.
De acordo com os realizadores, que também o produziram, juntamente com a OPTEC Filmes, 'Guerra' terá estreia este ano nos cinemas portugueses.
Marta Ramos e José Oliveira têm trabalhado em conjunto há pelo menos uma década, nomeadamente nos filmes 'Times are changing, not me' (2010) e '35 anos depois, o movimento das coisas' (2015), que ambos rodaram com Mário Fernandes.
O Punto de Vista - Festival Internacional de Cinema Documental de Navarra decorrerá de 14 a 19 de março em Pamplona, Espanha.
Leia Também: Festival de cinema de Berlim junta três novas produções portuguesas