Morreu ator ícone do humor argentino Enrique Pinti aos 82 anos
O ator e encenador Enrique Pinti, um dos ícones do humor argentino, faleceu hoje, em Buenos Aires, Argentina, aos 82 anos, deixando um percurso de seis décadas nos palcos, indicou o Multiteatro Comafi.
© Gabriel Rossi/Getty Images
Cultura Buenos Aires
"Hoje é um dos momentos mais tristes da história do teatro argentino", comentou o Comafi na sua página na rede social Twitter, sobre "uma enorme referência" daquela casa de espetáculos na capital argentina.
Segundo os media locais, o ator encontrava-se internado no Sanatório Otamendi desde 05 de março, onde faleceu de madrugada.
A notícia da morte de Enrique Pinti provocou uma onda de reações nas redes sociais do país, com centenas de pessoas a despedirem-se, afetuosamente e com nostalgia, do artista nascido em 1939, em Buenos Aires.
Pinti marcou várias gerações de argentinos graças a um excecional sentido de humor, que empregava para refletir sobre a atualidade política, social, local e mundial, muitas vezes de forma mordaz.
O ator fez carreira no teatro, cinema, televisão, rádio, e também no mundo da música e da literatura, tendo publicado mais de uma dezena de livros, fazendo do "café-concerto" o seu máximo expoente.
Um dos seus êxitos, foi "Salsa criolla" (1985), um espetáculo que se manteve mais de dez anos em cartaz, e no qual interpretava de forma satírica vários personagens da história da Argentina e mundial.
Leia Também: Morreu o ator e encenador Jorge Silva Melo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com