Videoteca Municipal de Lisboa assinala 30 anos com exposição
O intuito é continuar a salvaguardar a "memória viva da cidade".
© D.R.
Cultura Lisboa
Foi esta quinta-feira inaugurada a exposição gratuita 'Videoteca Municipal de Lisboa - 30 anos' para assinalar as três décadas de existência deste equipamento cultural, disponível de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00 horas, até ao dia 2 de junho de 2023.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a mostra conta com uma cronologia que destaca vários momentos da atividade do local desde a sua inauguração em 1992, bem como alguns dos equipamentos audiovisuais que fizeram parte da sua história, de forma a expor a sua evolução tecnológica.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a CML esclareceu que, em continuidade à adaptação da Videoteca aos "novos tempos", o intuito é continuar a salvaguardar a "memória viva da cidade", através da recolha de "imagens em movimento e de filmes de arquivos familiares, da produção de vídeos sobre temas, pessoas e acontecimentos relacionados com Lisboa".
De recordar ‘Ophiusa – Uma cidade de Fernando Pessoa’; ‘Varinas - um símbolo de Lisboa’; ‘A Paisagem de Artur Pastor’ e o mais documentário sobre uma histórica oficina de encadernação do Bairro Alto ‘A Arte no Livro’.
A CML relembrou que este equipamento municipal terá sido "sonhado pelo então vereador da Cultura, João Soares, e inspirado na Vidéothèque de Paris que havia visitado, António Cunha, à data presidente da FPCA (Federação Portuguesa de Cinema e Audiovisuais) e um dos principais organizadores do Festival Audiovisual de Lisboa", que foi quem assumiu a coordenação do projeto.
Leia Também: Noite gratuita da Literatura Europeia em Lisboa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com