Lagos recebe exposição que retrata a comunidade cigana

Os modos de vida das comunidades ciganas que vivem nos "vazios urbanos" existentes entre Faro, Boliqueime e Loulé, no Algarve, vão estar retratados numa exposição a partir de sábado, na cidade de Lagos.

Notícia

© iStock

Lusa
03/06/2022 14:51 ‧ 03/06/2022 por Lusa

Cultura

Lagos

A mostra fotográfica "Faro-Oeste", da autoria de Pauliana Valente Pimentel, ficará patente no Centro Cultural de Lagos até ao dia 02 de julho.

Os registos fotográficos, que retratam a vivência das famílias das comunidades ciganas "nas periferias da sociedade", foram recolhidos durante uma residência efetuada pela artista nas comunidades que vivem nos concelhos de Faro e de Loulé.

"Durante o período da sua residência, a artista praticamente viveu nestas comunidades, tendo criado laços de confiança e relacionamento que lhe [permitiram] recolher imagens, com uma força e intensidade, retratando assim o seu modo de viver, no limbo, mas com dignidade", refere a sinopse da exposição.

A mostra, adianta a nota, pretende mostrar "o dia-a-dia destas famílias, dando ênfase às suas tradições, com o intuito de combater preconceitos e estereótipos racistas e xenófobos de que são constantemente alvo".

A exposição que vai ser inaugurada no sábado em Lagos resulta de uma coprodução de Pauliana Valente Pimentel, Teatro das Figuras de Faro e Cine-Teatro Louletano (Loulé), com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Câmara de Lagos.

Leia Também: Comboio Histórico do Douro arranca sábado com a 1.ª viagem esgotada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas