Galiza inaugura retrospetiva de Paula Rego
O Museu de Arte Contemporâneo (MAC), na Galiza, inaugura uma exposição com 50 obras da pintora portuguesa Paula Rego, algumas inéditas, na maior retrospetiva da artista em Espanha, desde 2007.
© Lusa
Cultura MAC
Fonte do MAC indicou à agência Lusa que a exposição se intitula "Fábulas Reais", e ficará patente até 14 de setembro.
Com esta exposição, o MAC pretende apresentar "uma retrospetiva do percurso da pintora, naquela que será uma das mostras mais completas dedicadas à artista em Espanha", adiantou esta entidade à Lusa.
Na exposição - comissariada por Marisa Oropesa e María Toral - vão estar incluídas algumas obras inéditas em Espanha, como "Oratório", apresentada no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, "Os músicos", já apresentada em Portugal, e outras provenientes da galeria que representa a artista, a Marlborough Fine Art, de Londres.
Segundo o museu, será apresentada publicamente, pela primeira vez, a obra "The Servant" e "The Cigarette".
A última grande retrospetiva de Paula Rego em Espanha foi feita no Museu Rainha Sofia, em Madrid, em 2007, com cerca de duzentas obras.
A pintora portuguesa, de 78 anos, radicada em Londres, descrita pelo MAC como "uma das vozes mais influentes do panorama artístico internacional", começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.
No Museu de Arte Contemporânea Gas Natural Fenosa da Galiza (MAC), a retrospetiva será iniciada com obras dos anos 1960, em estilo neodadaísta, passando progressivamente para fases posteriores, mais figurativas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com