Segundo a agência, "Ice Merchants" venceu o prémio de melhor curta-metragem do festival, tornando-se candidato aos prémios da Academia do Cinema Europeu.
"Este filme de animação deixou-nos sem palavras e com lágrimas nos olhos. Trabalha em muitas camadas, desde o amor e a perda, à economia global e ao cataclismo ambiental. Todas estas questões importantes são esculpidas de forma incrivelmente subtil e hábil, tanto em narrativa como em estilo", justificou o júri.
"Ice Merchants", terceira curta-metragem de animação de João Gonzalez, é um filme sobre um pai, um filho e uma casa num precipício, numa história cheia de metáforas sobre laços familiares.
Na narrativa, sem diálogos, pai e filho produzem gelo na casa inóspita onde vivem, e de onde saltam todos os dias de paraquedas para o vender na aldeia, no sopé da montanha.
O filme teve estreia este ano na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes (França), onde recebeu o Prémio Descoberta Leitz Cine para curta-metragem.
Depois de Cannes, "Ice Merchants" já foi premiado também em Guadalajara (México) e no festival Curtas de Vila do Conde.
Este mês, o filme está no festival de cinema de Melbourne (Austrália), e estará também nos festivais Imaginaria e Concorto, ambos em Itália.
O Festival de Cinema Motovun, em Zagreb, terminou no sábado.
Leia Também: Filme de Marco Martins no festival de cinema de San Sebastian