Uma moeda histórica de Israel, que vale cerca de 1 milhão de euros, foi devolvida ao país depois de uma longa investigação que durou cerca de 20 anos e atravessou vários continentes.
Segundo o canal britânico BBC, este pedaço de história é uma pequena moeda de prata rica em simbolismo, cunhada durante uma revolta judia há cerca de 2 mil anos. O tesouro foi roubado em 2002 em Israel, e acabou agora localizada, apreendida e devolvida.
A aventura do pedaço de metal começou quando a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) soube que a moeda tinha sido retirada por palestinianos de um tesouro desenterrado no Vale de Ella, a sul de Jerusalém.
Depois disso, a IAA tentou nos 15 anos seguintes localizar a moeda, que passou por mercados ilegais de antiguidades em Israel, na Jordânia e no Reino Unido, sendo depois exportada para os Estados Unidos (EUA) para um leilão em 2017.
A autoridade terá depois alertado Segurança Interna dos EUA, que assumiu a custódia administrativa da moeda. Depois disso, a investigação foi passada para a Unidade de Tráfico de Antiguidades do Ministério Público de Manhattan, que obteve uma ordem judicial para repatriar a moeda.
De acordo com o canal britânico, terminados todos os processos burocráticos, a moeda foi entregue, esta segunda-feira, ao país de origem, numa cerimónia no escritório do procurador do distrito de Manhattan com a presença de autoridades americanas e israelitas, incluindo o embaixador de Israel na ONU Gilad Erdan.
Esta moeda de prata, gravada com motivos judeus, é uma das quatro únicas deste tipo que existem no mundo, sendo do ano 66 - o quarto ano da Grande Revolta Judaica que foi um evento contra o domínio opressivo dos romanos.
Leia Também: O que acontece às notas com a morte da rainha (e quanto herda Carlos III)