CCB. Festim de leituras 'Esta noite grita-se' regressa a partir de dia 11
A 6.ª edição do festim de leituras "Esta noite grita-se" prossegue nos dias 11 a 13, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a leitura do tríptico "Striptease", "Sonho com revólver" e "O amor é um atirador furtivo", da autora Lola Arrias.
© Wikimedia Commons
Cultura Centro Cultural de Belém
A ler os textos vão estar os atores Filipe Abreu, João Vicente, Marta Taborda, Miguel Maia, Nádia Yracema, Rafael Gomes, Rita Rocha Silva e Sandra Faleiro, informou hoje a companhia Cepa Torta, promotora da iniciativa.
Inicialmente escritas como peças separadas, tornaram-se num tríptico por opção da autora, que as rescreveu como "um estudo do amor em três partes", refere a organização do festim, acrescentando tratar-se de três peças "em que as ausências assumem um lugar de relevância e em que o ambiente melancólico que as envolve ganha um grande protagonismo".
Na nova etapa do festim, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, a obra a ler é "Búfalo americano", uma das primeiras peças do autor norte-americano David Mamet (1947), considerada pela Cepa Torta "uma das peças mais emblemáticas e inovadoras" do escritor, sobretudo ao nível da construção dos diálogos e do desenrolar da ação.
A leitura fica a cargo de André Gago, Bruno Soares Nogueira, Filipe Abreu e João Pedro Mamede.
A 6.ª edição do festim "Esta noite grita-se" termina, em dezembro, com a leitura do texto vencedor da segunda edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina "Isso não é relevante", de Maria Giuglia Pinheiro.
Este ano, o painel de júri foi composto por Joana Craveiro, Patrícia Portela e Francisco Frazão. Com um valor de 750 euros, o prémio contempla ainda a edição do texto em livro, numa parceria com a editora Douda Correria e pela leitura pública que encerra a programação do festim.
O prémio será entregue em 03 de dezembro, no Salão Nobre do Teatro Nacional D.Maria II, às 19:00, após o que será lida a obra. A leitura do texto repetir-se-á no dia seguinte, no mesmo local e à mesma hora.
Com a leitura de textos de autores desde finais do século XVI até à atualidade, "Esta noite grita-se" celebra o texto teatral, com "apresentações conduzidas por uma direção artística que acompanha um vasto conjunto de atores e onde a relação com o espectador é informal e íntima", pretendendo "acima de tudo cativar e emocionar, tentando aliviar a carga erudita normalmente atribuída ao texto dramático", acrescenta a Cepa Torta.
Leia Também: Festival argentino Mar del Plata começa hoje e tem cinema português
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com