Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

AUTHENTICA recebeu 24 mil pessoas. Festival de inverno regressa em 2023

Festival aconteceu em Braga, nos dias 9 e 10 de dezembro.

AUTHENTICA recebeu 24 mil pessoas. Festival de inverno regressa em 2023
Notícias ao Minuto

15:54 - 11/12/22 por Notícias ao Minuto

Cultura AUTHENTICA

O Festival AUTHENTICA, que se realizou em Braga, na sexta-feira e no sábado, recebeu 24 mil festivaleiros, segundo anunciou, este domingo, a organização, revelando também que o evento regressa no próxima ano, a 8 e 9 de dezembro.

"A primeira edição do Festival AUTHENTICA, o maior festival de inverno do País e último do ano, teve lugar este fim de semana e foi em ambiente de festa que o Altice Forum Braga se transformou num recinto de 15.000 m2, por onde passaram 24 mil festivaleiros", lê-se, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Recorde-se que, este ano, Kodaline, Rag'n'Bone Man, James Bay, Luísa Sonza, Nothing But Thieves, Becky Hill, De La Soul, Rels B, Mala Rodríguez, Dino D’Santiago, ProfJam, Mundo Segundo & Sam The Kid, Jimmy P e Chico da Tina foram as grandes atrações ao longo dos dois dias do evento.

O festival recebeu também "nomes emergentes nacionais", como Jüra, Ghost Hunt, Shange, Quadra, NO!ON, Paraguaii, Killimanjaro e This Penguin Can Fly, além de música eletrónica com BIIA, Rusty, Rhythm, Farofa, Oder, DJ Firmeza, CelesteMariposa e Joff. 

No total, ao longo de dois dias, decorreram 30 atuações, distribuídas por quatro palcos.

"O AUTHENTICA veio para ficar. (...) Apesar das várias adversidades o AUTHENTICA brilhou nesta primeira edição e não poderíamos estar mais felizes. (...) Braga acolheu-nos da melhor forma e foi muito compensador ver esta primeira edição deixar tantos sorrisos e receber tão bons comentários. Temos a forte ambição de ser dos maiores festivais indoor da Europa e trabalharemos duramente para o ser", disse Marco Polónio, promotor do festival e diretor-geral da Malpevent.

Recorde-se que a primeira edição do AUTHENTICA estava prevista para dezembro de 2021, mas foi adiada devido à pandemia.

Esta primeira edição do festival contou ainda com zonas dedicadas ao Street Art, nas quais foram executadas ao longo do evento obras de três artistas nacionais: Steven Marques, Sunny e Silkarte. "As mesmas serão leiloadas a favor de uma instituição de solidariedade local", explica a mesma nota.

A organização já se encontra a trabalhar no cartaz da próxima edição, que acontece em dezembro de 2023, e "em breve os primeiros nomes serão anunciados". 

Leia Também: Festival MIMO entre projetos de programação apoiados pelo Ibermúsicas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório