Companhia de Teatro de Sintra leva peça ao Brasil
A Companhia de Teatro de Sintra (CTS) vai apresentar no festival Mosaico, no Brasil, a peça "A Linguagem das Flores", adaptação de uma obra de Federico García Lorca, em cena na vila sintrense até 18 de maio.
© DR
Cultura Adaptação
A peça adaptada da obra "D. Rosita, a solteira", de García Lorca, é a 68ª produção da CTS, com encenação de João de Mello Alvim. Desde 02 de maio e até dia 18 na Casa de Teatro de Sintra, na Estefânea, a peça ruma depois ao Mosaico - Mostra Artística e Independente do Teatro Por Que Não?
A deslocação insere-se no intercâmbio desenvolvido pelo Chão de Oliva - Centro de Difusão Cultural em Sintra, no âmbito do Periferias, Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra, que decorreu em março. O grupo de teatro brasileiro da cidade de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, trouxe à vila sintrense o espetáculo "Travessias", a partir de um texto do escritor espanhol Fernando Arrabal.
Após a deslocação ao Brasil, a "Linguagem das Flores" será apresentada em Évora (29 de maio), acolhida pelo A Bruxa Teatro, no espaço Celeiros, e em Coimbra (31 de maio), a convite do Teatro da Cerca de São Bernardo.
O texto de Lorca, segundo nota a produção da CTS, foi escolhido pela atualidade do tema tratado em "D. Rosita, a solteira" de que "quem espera desespera e nunca alcança".
"Na encenação procurou-se destrinçar as contradições que o texto equaciona, reconhecer o fio dramatúrgico da peça, e encontrar os meios cénicos para a transposição tempo/espaço. Nesta ação transformadora, o texto foi adaptado ao elenco disponível, que se desdobrará para apresentação das personagens centrais", esclarece a informação disponibilizada à agência Lusa.
A adaptação e a dramaturgia couberam a Manuel Sanches e a interpretação a cargo de Alexandra Diogo, Joana Freches Duque e Nuno Machado.
A Casa de Teatro de Sintra, na Rua Veiga da Cunha, abre portas ao enredo em torno do alheamento pelas novas realidades de D. Rosita, que continua a costurar o enxoval. O pano sobe de quinta a sábado, pelas 21:30, e ao domingo, às 16:00.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com