Esta atriz está em risco de perder nomeação para os Óscares. Mas porquê?
A atriz britânica Andrea Riseborough foi nomeada pela sua participação no filme 'To Leslie'. Entenda aqui as razões da polémica em torno desta nomeação.
© Getty Images
Cultura Óscares
Tal como em todas as anteriores edições dos Óscares, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas escolheu cinco candidatas finais ao galardão de 'Melhor Atriz'. Entre elas está Andrea Riseborough - mas, no entanto, a sua permanência nesta tão cobiçada listagem pode estar em risco.
A britânica destacou-se pela sua participação em 'To Leslie', mas, entretanto, surgiram algumas dúvidas sobre se a campanha de angariação de apoios da atriz na corrida a este tão prestigiado prémio terá, ou não, violado as regras, segundo reporta a imprensa internacional.
Mas o que está aqui em causa? Que regras terão, então, sido alegadamente violadas por Andrea Riseborough, a maior surpresa deste ano no leque das nomeadas para o galardão de Melhor Atriz?
Toda a discussão surgiu depois de se ter constatado que terá, alegadamente, existido uma campanha concertada entre vários nomes de renome da indústria cinematográfica para aumentar a notoriedade do filme 'To Leslie' e, consequentemente, da sua protagonista, Riseborough. Neste âmbito, destacam a participação de nomes como os de Kate Winslet, Edward Norton, Charlize Theron, Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow, entre outros, que também recorreram às redes sociais neste âmbito.
Ver esta publicação no Instagram
Segundo o Los Angeles Times, o realizador do filme, Michael Morris, terá ainda, antes disso, contactado "quase toda a gente", pedindo-lhes que vissem o filme e que espalhassem a sua visão sobre o mesmo nas redes sociais.
Existem ainda relatos que dão conta de que Mary McCormack, a esposa do realizador, "enviou um e-mail e contactou imensos membros do ramo de atores da Academia, pedindo-lhes que vissem o drama", até então, "pouco visto e falassem online sobre o espetáculo de atuação de Riseborough".
Porém, todas estas iniciativas levantam dúvidas sobre se as regras foram, ou não, quebradas em matéria de divulgação de filmes em pleno período de nomeações - visto que existem, até, limites quanto ao tipo de eventos promocionais que são realizados sobre um filme e até sobre o número de e-mails que podem ser enviados a membros da Academia durante o período de escolha.
Além do mais, a Academia proíbe que qualquer pessoa diretamente associada a um filme tente criar uma perceção negativa sobre qualquer concorrente - com a atuação da atriz Frances Fisher, que tem vindo a apoiar publicamente Andrea Riseborough, a suscitar algumas questões a esse nível.
Também a página oficial do filme 'To Leslie' no Instagram partilhou uma crítica de um jornalista do Chicago Sun Times, Richard Roeper, onde é amplamente elogiado o desempenho de Riseborough no filme em causa - asseverando as dúvidas acerca da regularidade da campanha de apoio desenvolvida em torno desta atriz. O 'post' foi, entretanto, apagado.
Yes, I do have some thoughts about the Andrea Riseborough Oscar controversy that sprung from my commentary in the @Suntimes pic.twitter.com/iqTjw3hwu5
— Richard Roeper (@RichardERoeper) January 31, 2023
A controvérsia ascendeu a um patamar tão elevado que a própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, para esta terça-feira, uma reunião onde se prevê que seja levada a cabo uma revisão das ações de campanha dos nomeados no contexto daquela que será a 95.ª edição dos Óscares.
Isto "para assegurar que não foram violadas quaisquer diretrizes, e para perceber se poderão ser necessárias alterações às diretrizes numa nova era dominada pelos meios de comunicação social e pela comunicação digital", explicou a Academia.
Para além de Andrea Riseborough, estão ainda nomeadas para a categoria de Melhor Atriz: Cate Blanchett ('Tár'), Michelle Williams ('The Fabelmans'), Ana de Armas ('Blonde'), e Michelle Yeoh ('Everything Everywhere All at Once'). É preciso, então, aguardar pela decisão da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para perceber se a atriz britânica no seio de toda esta polémica vai ou não permanecer neste grupo ilustre.
Recorde-se que os vencedores dos Óscares vão ser anunciados no próximo dia 13 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles, Estados Unidos.
Leia Também: 'Ice Merchants' com estreia nos cinemas portugueses a 16 de fevereiro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com