A acompanhar as duas orquestras, vão atuar no Cine-Teatro de Estarreja o vibrafonista Eduardo Cardinho e o saxofonista Miguel Valente, no concerto duplo que assinala o Dia Internacional do Jazz.
A terceira edição do Festival de Jazz da Universidade de Aveiro 'Campus Jazz' surge "com a consolidação de uma programação eclética, dedicada à formação, investigação, mediação e promoção do jazz em Portugal e na região de Aveiro", antecipa uma nota de imprensa sobre o festival.
O primeiro momento do Campus Jazz 2023 irá coincidir com as comemorações do Dia Internacional do Jazz, no dia 30, em parceria com o município de Estarreja, prolongando-se o festival até 16 de junho e proporcionando ver e ouvir jazz ao vivo na região, com nomes como Carmen Souza, Jacky Terrasson e Shai Maestro.
No concerto de abertura, a Orquestra de Jazz da UA, constituída por alunos da Licenciatura e Mestrado em Música, vai apresentar um repertório baseado em 'Jazz standards', bem como alguns temas contemporâneos de jazz e música popular, sob a direção musical de João Martins.
O programa inclui um concerto e 'masterclass' de Carmen Sousa, a 05 de maio, que cruza as linhas do jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde.
O pianista francês Jacky Terrasson será, igualmente, um dos solistas em destaque na terceira edição, acompanhado pelo Combo de Jazz da UA, no dia 09 de maio, às 21:30, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Henrique Albino Quarteto é anunciado para 18 de maio, no espaço do Grupo de Experimental de Teatro da UA, (GrETUA), num projeto liderado pelo criativo compositor e multi-instrumentista pernambucano que se apresenta no Campus Jazz com apoio do programa Ibermúsicas, para uma 'masterclass', um concerto e uma "jam session".
O pianista israelo-americano Shai Maestro, outro dos destaques do cartaz, será convidado a tocar com a Orquestra de Jazz da UA, a 02 de junho, no auditório Renato Araújo, oferecendo, ainda, duas 'masterclasses'.
O festival Campus Jazz é uma organização da Universidade de Aveiro, através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à divulgação, documentação e investigação sobre Jazz, fundada em 2007, a partir do acolhimento do acervo de José Duarte.
Leia Também: Jazz em Agosto regressa a Lisboa entre 27 de julho e 6 de agosto