Meteorologia

  • 06 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 24º

Quem participa? Como votar? Um guia para entender a Eurovisão 2023

A portuguesa Mimicat irá representar Portugal na primeira semifinal da Eurovisão, que se realiza já amanhã. Eis tudo o que precisa de saber para entender o maior concurso de música da Europa.

Quem participa? Como votar? Um guia para entender a Eurovisão 2023

É já amanhã, terça-feira, que se realiza a primeira semifinal da 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, em Liverpool, no Reino Unido. A segunda semifinal está agendada para quinta-feira e a final para sábado. Dos 37 participantes às grandes mudanças anunciadas para o sistema de voto, eis tudo o que precisa de saber para entender o maior concurso de música da Europa.

Em outubro de 2022, a União Europeia de Radiodifusão (UER) confirmou que 37 países iriam participar na edição deste ano, menos três do que os 40 que participaram naquele ano. De fora ficaram a Macedónia do Norte, Montenegro e Bulgária, que justificaram as desistências com problemas de financiamento. 

Apesar das três desistências, 37 países irão participar no maior concurso de música da Europa. São eles: Albânia, Alemanha, Austrália, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Moldova, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Roménia, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Austrália, Azerbaijão, Arménia e Israel no Festival da Eurovisão?

Segundo as normas do festival, todos os membros ativos da União Europeia da Radiodifusão (UER) - ou seja, que façam parte da Área Europeia de Radiodifusão e que pertençam ao Conselho da Europa - podem participar. Foi por este motivo que Israel pôde entrar no concurso em 1973, a Arménia em 2006 e o Azerbaijão em 2008. 

Outro requisito é ter transmitido o Festival Eurovisão da Canção no ano anterior e pagar as taxas correspondentes à UER. É aqui que a Austrália se encaixa. Apesar de não pertencer nem à UER nem à Área Europeia de Radiodifusão, o maior país da Oceania começou a transmitir o certame através da estação Special Broadcasting Service (SBS) em 1983 e desde então tem reunido um elevado número de audiências - mesmo que, com a diferença horária, o concurso só comece às 4 horas da madrugada.

O país foi convidado para participar pela primeira vez em 2014 e, face aos bons resultados, voltou a ser convidado nos anos seguintes. Em 2019, foi anunciado um acordo de cinco anos (até 2023), que ditava que a Austrália passava a ser membro permanente.

Quantos países disputam na final?

Na final, há apenas lugar para 26 países: 10 apurados em cada semifinal e seis que passam automaticamente à final (os chamados ‘Big Five’ - Alemanha Espanha, França, Itália e Reino Unido - e o país vencedor da última edição, neste caso a Ucrânia).

Portugal, que escolheu a cantora Mimicat e o seu ‘Ai Coração’ como representante, faz parte do lote de 15 países que irão tentar ganhar um lugar na final na primeira semifinal, já amanhã.

Além de Portugal, disputam um lugar na final no mesmo dia a Noruega, Malta, Sérvia, Letónia, Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Moldova, Suécia, Azerbaijão, República Checa, Países Baixos e Finlândia. A portuguesa será a 5.ª a subir ao palco, entre a Letónia e a Irlanda.

Esta será a semifinal mais “renhida” no concurso deste ano, uma vez que concentra quatro dos dez favoritos à vitória, de acordo com o site Eurovisionworld, que agrega dados das principais casas de apostas. O resto do ‘Top10’ é composto pela Áustria, que atua na segunda semifinal, e por cinco dos seis países com apuramento direto para a final.

Na quinta-feira, 11 de maio, sobem a palco a Dinamarca, Arménia, Roménia, Estónia, Bélgica, Chipre, Islândia, Grécia, Polónia, Eslovénia, Geórgia, São Marino, Áustria, Albânia, Lituânia e Austrália.

Eis os países a concurso pela ordem de atuação:

Como votar? Posso votar no meu próprio país?

Em novembro, a UER anunciou a maior mudança no sistema de voto desde 2009. A partir deste ano, a votação do público irá contar 100% para a passagem à final, sendo que até então contava 50%, aos quais acresciam outros 50% de um júri nacional. O método 50/50 irá continuar na final e, à semelhança do que acontecia anteriormente, continua a não ser possível votar no próprio país.

Além desta mudança, foi também anunciado que outros países do mundo poderão votar na sua atuação preferida (sim, mesmo aqueles que não participam no Festival da Eurovisão ou fazem parte da União Europeia de Radiodifusão). Estes países poderão votar na app da Eurovisão ou no site www.esc.vote.

Já os países que participam no evento podem votar através da app, por SMS e por chamada telefónica, a partir do número que será disponibilizado durante a emissão do espetáculo. No entanto, podem apenas votar na semifinal em que estão a participar. Por exemplo, Portugal irá votar na primeira semifinal, à semelhança de três dos seis que passam diretamente à final - França, Alemanha e Itália. Na segunda semifinal, votam os países a concurso e a Ucrânia, Reino Unido e Espanha. 

Porque é que a Eurovisão se realiza em Liverpool?

A União Europeia de Radiodifusão e a BBC anunciaram, em julho de 2022, que o Reino Unido irá receber o festival no próximo ano, apesar de a Ucrânia ter vencido a edição anterior. Em causa estiveram incertezas sobre se o país teria condições para receber o evento por causa da invasão russa.

Em outubro, a cidade de Liverpool foi a escolhida para acolher o festival. Na altura, a UER justificou a decisão com a capacidade da cidade em "acomodar milhares de delegações visitantes, tripulação, fãs e jornalistas", além das "infraestruturas e a oferta cultural da cidade anfitriã, que reflete a vitória da Ucrânia em 2022".

Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.

Leia Também: Vem aí semana da Eurovisão, 37 países a jogo. Portugal atua na 3.ª-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório