O número de companhias interessadas em mostrarem o seu trabalho na Feira Ibérica de Teatro "confirma o interesse e adesão a este projeto que tem crescido em força e base cultural para um verdadeiro contributo à criação de um necessário mercado ibérico das artes do espetáculo", salientou hoje a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.
Entre as 17 propostas selecionados, podem ser vistos no Fundão espetáculos de teatro, de dança, de circo e de rua, pela mão de companhias de Portugal, Espanha e Itália.
Durante os quatro dias, o auditório da Moagem, o Octógono, o Multiúsos, a Praça do Município e a Praça Amália Rodrigues são os espaços que acolhem os espetáculos, em sala e em recintos ao ar livre.
Segundo a organização, o evento tem como objetivo "promover intercâmbios comerciais entre companhias e gestores culturais, portugueses e espanhóis, como oportunidade de dinamização da atividade do teatro no mercado cultural ibérico".
"O Fundão tem a honra de ser a única cidade de Portugal a promover uma Feira Ibérica de Teatro e acolher centenas de profissionais da classe artística da península ibérica", realçou, citado na mesma nota, José Alexandre Barata, diretor da ESTE -- Estação Teatral e membro da Comissão Executiva da Feira Ibérica de Teatro do Fundão.
Da programação consta ainda a realização das Jornadas de Cooperação Ibérica das Artes do Espetáculo, centradas na organização do setor e no associativismo.
O debate "Quem nos viu e quem nos vê - estratégias de relação com os públicos" é outro dos momentos que integram a Feira Ibérica de Teatro.
Durante o evento, que conta com oito espetáculos de Portugal, oito de Espanha e um de Itália, serão atribuídos prémios, por parte do público e do júri, às melhores apresentações.
Leia Também: Trombonista Gonçalo Nova venceu 74.º Festival de Música de Praga