Luzes de Fever Ray e poesia de Loyle Carner marcam segunda noite em Coura
Depois de uma noite de estreia cheia de rock e um pouco de dance, o Vodafone Paredes de Coura teve um segundo dia muito variado, desde a serenata de Tim Bernardes à poesia de Loyle Carner, passando pelo psicadelismo de Fever Ray. Esta sexta-feira, sobem a palco Little Simz, Black Midi, Domi & JD Beck e muitos mais.
© Hélio Carvalho/Notícias ao Minuto
Cultura vodafone paredes de coura
Se na quarta-feira se assistiu a um desfile de todos os tipos de rock, o segundo dia do Vodafone Paredes de Coura foi bem mais diverso, com ambos os palcos a fazerem de montra para uma miríade de estilos, da música de intervenção ao eletropop experimental.
A noite foi encabeçada pela atuação que se esperava psicadélica de Fever Ray. Não é fácil descrever o espetáculo visual colorido, enigmático e até esotérico apresentado, sobrecarregado com as vozes elaboradas do projeto de Karin Dreijer. De trajes e maquilhagem a roçar o assustador, Dreijer ofereceu aquele que foi, até agora, o concerto mais complexo e denso do festival, para um público que se mostrou paciente e foi acolhendo a experiência única de Fever Ray ao vivo.
Fãs de festivais de verão têm-se habituado a ver cada vez mais hip-hop (e até o exigem), e Loyle Carner apresentou-se com uma banda exímia e abriu todo o livro da sua vida. As suas letras intensas e pessoais e a sua interpretação cheia de força amarraram a atenção de um anfiteatro que não se cansou de elogiar - e em troca, Paredes de Coura deu-lhe um concerto memorável, muitas ovações e daquelas imagens que só este recinto sabe criar.
Antes, os The Walkmen fizeram uma viagem pela sua carreira de 23 anos (com uma paragem de dez anos pelo meio, entre 2013 e 2023), enumerando os vários hits da banda de rock nova-iorquina. Ultimamente foi um concerto algo reciclado, sem o grupo liderado por Hamilton Leithauser conseguir engatar a terceira, mas a oferecer pelo menos uma noite bem passada.
Clique na galeria acima para ver as fotografias dos concertos que marcaram o segundo dia.
A tarde ficou, contudo, marcada pela doçura e ternura de Tim Bernardes, cuja voz criou um dos melhores concertos da edição. O palco enorme tornou-se aconchegante, com um mar de gente sentada a ouvir o músico brasileiro, e os momentos mais bonitos de cada canção foram intercalados com imagens de casais a abraçarem-se e beijarem-se, nos ecrãs gigantes, para derreter ainda mais quem se esforçou para chegar cedo ao recinto.
Nota ainda para os Brian Jonestown Massacre, que subiram ao Palco Vodafone quando ainda se viam alguns raios de luz. A banda norte-americana teve um concerto algo constrangedor, com constantes falhas de comunicação, um claro desconforto entre os membros do grupo e uma música que teimava em não colar, em não entusiasmar, nem quando o público lá tentava bater umas palmas para animar a coisa.
No palco secundário, A garota não trouxe a sua música de intervenção e abriu o dia com um excelente concerto para o final de tarde, e Sudan Archives e Desire aumentaram a temperatura no recinto mais fechado e apertado.
O Vodafone Paredes de Coura continua esta sexta-feira, com um dia encabeçado pela rapper Little Simz. O cartaz sofreu ainda uma alteração de última hora, após o cancelamento por doença da banda The Last Dinner Party, com os portugueses Máquina a serem anunciados como os substitutos.
Eis os horários para os próximos dias da edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura:
Dia 18:
Palco Vodafone
18h40 - Kokoroko
20h25 - Domi & JD Beck
22h15 - Yung Lean
00h15 - Black Midi
01h45 - Little Simz
Palco Yorn
18h00 - Chinaskee
19h40 - Expresso Transtlântico
21h25 - Thus Love
23h15 - The Last Dinner Party
02h45 - MADMADMAD
04h00 - Kenny Beats
Dia 19:
Palco Vodafone
18h00 - Lee Fields
19h30 - Sleaford Mods
21h10 - Explosions in the Sky
23h00 - Wilco
01h00 - Lorde
Palco Yorn
17h30 - indignu
18h50 - Yin Yin
20h30 - Crack Cloud
22h10 - Les Savy Fav
02h20 - Ascendant Vierge
03h25 - Antal
Leia Também: Em dia de rock, Paredes de Coura virou pista de dança para Jessie Ware
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com