Lorde e Wilco escrevem mais um capítulo na bela história dos 30 de Coura
O festival acabou com a neozelandesa e com um daqueles concertos que serão falados durante muitos anos, numa noite em que os lendários Wilco também foram destaque. O Vodafone Paredes de Coura volta entre os dias 14 e 17 de agosto de 2024.
© Hélio Carvalho/Notícias ao Minuto
Cultura vodafone paredes de coura
Paredes de Coura bufou as velas e cantou os parabéns aos 30 anos do seu festival de música moderna, com Lorde a regressar com estrondo a Portugal e a oferecer uma enorme prenda à enorme enchente e ao evento que marca a música e a cultura portuguesa há três décadas. Os lendários Wilco, os inovadores Explosions In The Sky e o charmoso Lee Fields foram outros destaques no adeus a Coura, naquele que foi certamente o melhor dia de concertos de toda a edição de 2023.
Lorde foi um tufão no anfiteatro, abrindo logo o concerto com os seus dois hits mais conhecidos, 'Royals' e 'Solar Power'. A neozelandesa parou pouco durante quase uma hora e meia, e a pintura de uma plateia cheia, jovem e pronta a dançar também ajudou.
A estrela da pop ficou visivelmente emocionada com a entrega do público de Coura, já habituado a nomes mais fora do rock alternativo que sempre primou no festival. Lorde saiu com uma enorme e longa ovação (algo manchada pela despedida final ao "Porto"), e ficou criado mais um momento icónico na história do festival de Paredes de Coura, que continuará a ser recordado, como tantos outros foram recordados ao longo de 30 anos de música.
Os veteranos Wilco, nome importante na história do rock norte-americano, tiveram à sua frente uma plateia já pronta para ouvir Lorde, mas a antecipação pela neozelandesa foi rapidamente abafada. Jeff Tweedy esteve em todo o lado, pedindo palmas e coros, e os Wilco ofereceram um concerto cativante e que pintou ainda melhor o fresco do último dia de festival.
De Explosions In The Sky veio, naturalmente, um concerto bombástico, daqueles em que ficou a sensação que o sistema de som não conseguiu conter a força da música. O grupo de post rock instrumental rebentou com as paredes do anfiteatro, com uma sonoridade única e uma música que agradou aos amantes do shoegaze, do olhar para o horizonte e acolher toda a emoção que o som carrega consigo.
O dia arrancou ainda com uma enorme homenagem a Lee Fields e os seus Expression, que fizeram cumprir a tradição de grandes concertos de soul e R&B ao final de tarde em Paredes de Coura (como Myles Sanko ou Charles Bradley). Fields é a alma do soul, que canta e berra como há 50 anos, e a enchente que se foi formando respeitou-o com muito amor e atenção, como só ele sabe descrever.
Clique na galeria em cima para ver todas as fotos dos principais concertos de sábado.
Os Sleaford Mods regressaram às margens do Rio Coura sete anos depois da sua última presença, e a atuação foi uma espécie de segundo ato, mais limado, mais arranjado e mais intenso. Com um final de tarde bem mais agradável e menos cinzento, a energia de Jason Williamson e a sua prestação desconcertante e angustiada foram um bilhete de boas vindas para a grande noite de concertos que se avizinhava.
No palco Yorn, os portugueses Indignu abriram o último dia do festival, mas as atenções foram todas para Les Savy Fav. Tim Harrington esteve ao leme do excêntrico e irreverente grupo norte-americano e, com uma reunião de Zoom sempre disponível para qualquer fã no concerto aderir no fundo do palco, entrou pelo público adentro e criou um dos melhores momentos do palco secundário, que continua a mostrar que nunca se deve ficar desatento ao que se passa por lá.
O Vodafone Paredes de Coura volta em 2024, com a edição deste ano a acolher cerca de 80 mil pessoas na Praia Fluvial do Taboão. O festival ficou marcado para os dias 14, 15, 16 e 17 de agosto, e a organização prometeu uma maior colaboração com outros festivais europeus para receber nomes ainda maiores no certame.
Leia Também: Já são conhecidas as datas para o Vodafone Paredes de Coura de 2024
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com