Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Última canção dos Beatles no topo das tabelas britânicas

Pela primeira vez em 54 anos, os Beatles voltaram ao topo das tabelas do Reino Unido com a canção "Now and then", uma faixa que utiliza a Inteligência Artificial para reunir a lendária banda britânica, foi hoje anunciado.

Última canção dos Beatles no topo das tabelas britânicas
Notícias ao Minuto

19:31 - 05/11/23 por Lusa

Cultura Beatles

Lançada na quinta-feira, a faixa, gravada por John Lennon e completada após a sua morte pelos outros membros do grupo, está atualmente a ultrapassar os seus rivais, segundo a Official Charts.

Com base nesta tendência, pode estar a caminho de assumir o primeiro lugar na próxima tabela semanal, publicada na próxima sexta-feira, destronando a superestrela norte-americana Taylor Swift.

Este é o 18.º single da banda de Liverpool a chegar ao topo da tabela. O primeiro foi "From me to you", em 1963, e o anterior foi "The Ballad of John and Yoko", em 1969, pouco antes da separação da banda, em abril de 1970.

A nova música, na qual Lennon e George Harrison trabalharam na década de 1970, e que Paul McCartney e Ringo Starr completaram no ano passado, foi trabalhada através de Inteligência Artificial, de modo a retirar a voz de John Lennon da gravação 'demo' original, disse McCartney à BBC.

"Lá estava a voz de John, cristalina. É muito emocionante", disse o músico à estação britânica, destacando que a edição final reúne todos os elementos da banda.

"Now and Then" também fará parte da reedição do "Red Album" e do "Blue Album", coletâneas dos êxitos dos The Beatles lançadas pelas primeira vez em 1973, relativas aos anos de 1962-1966 e de 1967-1970, respetivamente.

A tecnologia de IA tornou recentemente possível isolar a voz de Lennon e misturá-la com gravações de outros cantores, incluindo George Harrison antes da sua morte em 2001.

A canção foi completada e lançada pelos dois membros sobreviventes, Paul McCartney, 81 anos, e Ringo Starr, 83 anos.

Em 26 de outubro, Paul McCartney anunciou o lançamento a 02 de novembro da nova canção "Now and Then", que também fará parte da reedição do "Red Album" e do "Blue Album", coletâneas dos êxitos dos The Beatles lançadas pelas primeira vez em 1973, relativas aos anos de 1962-1966 e de 1967-1970, respetivamente.

No comunicado sobre o lançamento de "Now and Then", pode ler-se que se trata "de uma gravação genuína dos Beatles."

Segundo McCartney, "o som [original da 'demo'] era tão pobre" que todos desistiram de a usar durante décadas.

Para Ringo Starr, o outro sobrevivente da banda, o trabalho de edição de "Now and Then" "foi o mais perto de ter [Lennon] de regresso à sala" de gravação.

"Now and Then" foi escrita por John Lennon depois da separação dos Beatles, em 1970.

Após a morte do músico, assassinado em Nova York em dezembro de 1980, a sua viúva, Yoko Ono, deu a McCartney uma cassete que tinha inscrito "For Paul". Esta 'demo', além de "Now and Then" também continha as primeiras versões de "Free As A Bird" e "Real Sees it", que foram publicadas como 'single' e no álbum "Anthology", de 1995.

Leia Também: Última música dos Beatles será lançada com ajuda de IA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório