Na próxima quarta-feira, 14 de fevereiro, "a tradição volta às ruas da Chamusca", no distrito de Santarém, com mais uma edição do 'Jogo do Quartão'.
Trata-se de "uma tradição muito antiga", que se realiza "num ritual de amizade e de convívio que prolonga o espírito do Carnaval", conta a autarquia em comunicado enviado às redações.
"O convívio começa bem cedo, pelas 9h00, com a preparação do tradicional Almoço do Grelo, onde os homens, principais protagonistas desta iniciativa, se reúnem para confecionar e saborear o repasto de grelos e bacalhau, regado com bom vinho", lê-se na missiva.
De seguida, durante a tarde, a animação continua com o principal evento, quando "o grupo sai para as ruas da vila, lançando os quartões de barro e percorrendo as tascas e demais estabelecimentos comerciais da vila".
A regra é simples: "durante o jogo quem deixar cair o quartão paga um valor simbólico para ajudar na organização". Antigamente, o valor servia para pagar "a rodada na tasca mais próxima", mas, na atualidade, "são as próprias tascas, cafés e restaurantes que entram na brincadeira e oferecem comida e bebida".
Por isso, quando o grupo se aproxima dos estabelecimentos, os proprietários saem à rua "para entrarem na brincadeira" e deixarem cair o quartão “propositadamente”, garantindo assim um dízimo para a organização do evento.
No passado, os quartões eram "roubados junto às fontes de água", mas essa tradição ficou para trás. Após um período em que as pessoas começaram a deixar os quartões mais desgastados e partidos à porta das suas casas, para os elementos do grupo os usarem no jogo, os objetos de barro passaram a ser "comprados" para o propósito.
Pode ver, na galeria que acompanha esta notícia, algumas imagens do tradicional jogo de Carnaval na Chamusca.
Leia Também: Depois da tempestade, Carnaval de Loulé saiu hoje à rua. Eis as imagens