Teatro da Guarda integra rede de projetos de música de Portugal e Espanha

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) integra uma rede informal de circulação de projetos de música de Portugal e Espanha que permite a partilha de criação artística entre os dois países, anunciou hoje aquele equipamento.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
22/02/2024 13:26 ‧ 22/02/2024 por Lusa

Cultura

Teatro da Guarda

Segundo uma nota do TMG enviada à agência Lusa, a rede integra o MUM (Meeting, Music, Market) - Jornadas Profesionales da Música na Extremadura, que ocorrem em Mérida (Espanha), e o MUMI - Jornadas Profissionais de Músicas do Minho, que decorre em Valença (Portugal) e Tui (Espanha).

"Esta rede permite ao Teatro Municipal da Guarda acolher projetos de Espanha e Portugal, com a contrapartida de projetos de criação de artistas da Guarda, na área da música, se poderem apresentar nestas jornadas, promovendo assim a criação artística da Guarda, com o apoio do TMG e da Câmara Municipal da Guarda".

O TMG salientou que estas jornadas profissionais da indústria musical espanhola são um espaço de referência para profissionais da música, empresas, festivais, produtores e programadores.

Os participantes nas duas iniciativas têm a oportunidade de avaliar o talento criativo dos artistas, além de que tanto o MUM como o MUMI são abertos ao público.

A 8.ª edição do MUM terá lugar em Mérida, de 18 a 20 de abril de 2024.

A iniciativa é organizada pelo Centro de las Artes Escénicas y la Música (CEMART) da Consejería de Cultura, Turismo y Deportes de la Junta de Extremadura e pela Asociación de Gestoras y Gestores Culturales de Extremadura (AGCEX).

Conta também com a colaboração das Diputaciones de Badajoz e Cáceres e Extremadura, bem como do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

O TMG revelou que para esta edição do MUM avançou já com a inscrição de alguns projetos desenvolvidos no âmbito de residências artísticas e que brevemente irá anunciar qual o projeto que se fará representar em Mérida.

Leia Também: Profissionais vão manifestar-se junto à AR para pôr "cultura no debate"

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas