Manoel Quitério estreia duas exposições em Lisboa para "segurar o céu"
A primeira exposição estreia a 2 de março, às 18h00, no Espaço Nowhere, na Estrela. A segunda estreia a 28 de março no Coletivo Amarelo, em Marvila.
© Reprodução
Cultura Exposição
O artista plástico Manoel Quitério vai estrear duas exposições em Lisboa, ao longo do mês de março, para "segurar o céu", lê-se em comunicado.
"Sou eu recuperando a minha capacidade de gerar e me sentir sagrado", comentou o artista, que "vem há 18 anos desenvolvendo projetos com populações vulneráveis, imigrantes, refugiados e pessoas em situação de indigência urbana".
A primeira exposição, intitulada 'Tentativas de Segurar o Céu', estreia-se a 2 de março, às 18h00, no Espaço Nowhere, na Estrela. “Com o contexto pandémico, o morrer ficou muito presente. Por que chegando do Brasil para cá, vivi um processo de deixar coisas, estou vivendo esse processo. E eu perdi as minhas cores neste exercício de morte. [...] Essa série revela como fiz para sentir de novo a vida, num outro contexto”, disse.
Já a segunda exposição, 'Caminhos de Retorno', abrirá ao público a 28 de março, no Coletivo Amarelo, em Marvila. "É um espelho da chegada de Manoel Quitério a Lisboa, quando o luto lhe despertou a jura de só voltar a usar cores quando o mundo festejasse o fim da pandemia e começou uma pesquisa de mestrado", lê-se no comunicado.
Leia Também: 'Pé de Choro' é "uma carta de amor, uma celebração" à Sara Tavares
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com