Britânicos 'The Psychedelic Furs' atuam em Coimbra no Luna Fest
Os britânicos The Psychedelic Furs vão atuar no primeiro dia do festival Luna Fest, cuja segunda edição vai decorrer entre 06 e 08 de setembro, na Praça da Canção, em Coimbra, anunciou hoje a organização.
© Getty Images/Naomi Rahim
Cultura Música
A banda londrina, que começou em 1977 pelas mãos dos irmãos Richard e Tim Butler, junta-se a outros nomes já anunciados para o cartaz do festival de rock Luna Fest, como Jon Spencer, Lene Lovich, The Gories e Theatre of Hate, entre outros.
"Vamos tocar uma boa seleção das canções que fazem parte da nossa carreira", disse à agência Lusa Tim Butler.
Com a morte do saxofonista Mars Williams, em 2023, que esteve com a banda nos anos 1980 e que tinha regressado em 2005, os The Psychedelic Furs apresentam-se "mais próximos do som original".
"Estamos mais 'rock and roll' do que passámos a ser com os anos. É uma espécie de voltar às nossas raízes", vincou Tim Butler, referindo que a banda já tocou "algumas vezes em Portugal", sítio onde tiveram sempre um "público muito recetivo" à sua música.
Os The Psychedelic Furs notabilizaram-se já nos anos 1980, na cena pós-punk, com o lançamento do álbum homónimo e do seguinte, 'Talk Talk Talk', tendo-se afirmado com êxitos como 'Love My Way', 'Heaven', ou 'Pretty in Pink', música que deu o nome a um filme de 1986, escrito por John Hughes.
Após o filme 'Pretty in Pink', a banda lançou 'Midnight to Midnight', o mais vendido de sempre do grupo.
Recentemente, em 2020, lançaram 'Made of Rain', primeiro álbum de estúdio da banda desde 1991.
Da formação original da banda, mantêm-se os irmãos Butler, acompanhados por Rich Good (guitarra), Amanda Kramer (teclado) e Zachary Alford (bateria).
"Era uma escolha que até já tínhamos em mente para a primeira edição", disse à agência Lusa Victor Torpedo, da organização do festival, realçando que os The Psychedelic Furs "são um grupo muito especial, com um legado importante no pós-punk".
Aliás, a primeira noite do festival estará sobretudo relacionada com esse subgénero musical, em que irão atuar, entre outros, Theatre of Hate e Lene Lovich, realçou o responsável.
Victor Torpedo sublinhou ainda que há uma ligação da banda londrina com os fãs de David Bowie, devido a uma estética sonora muito próxima da do cantor e compositor que morreu em 2016.
O Luna Fest, que vai decorrer de 06 a 08 de setembro, tem também já confirmados Kid Congo and The Pink Money Birds, Johnny Throttle, Carrion Kids e La Elite, no que toca a projetos estrangeiros.
Pela Praça da Canção, irão também passar nomes nacionais, como os Mão Morta, The Legendary Tigerman, Belle Chase Hotel, M'as Foice ou Club Makumba, entre outros.
O bilhete geral, que tem um custo de 88 euros, pode ser comprado na plataforma BOL.
Leia Também: Sons da Cidade em Coimbra convida a revisitar espaços e obras culturais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com