Meteorologia

  • 27 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 28º

Presença dos Países Baixos na Eurovisão "em consideração" após expulsão

Joost Klein, representante dos Países Baixos, foi expulso horas antes da grande final do concurso e emissora considerou que a "desqualificação foi desnecessária e desproporcionada".

Presença dos Países Baixos na Eurovisão "em consideração" após expulsão
Notícias ao Minuto

14:40 - 07/06/24 por Notícias ao Minuto

Cultura Eurovisão

Os Países Baixos podem não regressar ao Festival Eurovisão da Canção, após Joost Klein, representante neerlandês na 68.ª edição do concurso, ter sido expulso horas antes da grande final, no passado dia 11 de maio. 

Em comunicado, a Avrotros, estação pública dos Países Baixos, referiu que a participação em edições futuras ficará "em consideração" até que sejam feitas as "mudanças estruturais para que os artistas e a sua mensagem voltem" ao centro do concurso. 

"O Festival Eurovisão da Canção foi criado para ligar países e povos através da música e para incentivar a fraternidade mútua. Este deve ser o ponto de partida para os organizadores e todos os países participantes. Até que a Avrotros esteja confiante de que serão feitas mudanças estruturais para que os artistas e a sua mensagem musical voltem ao centro, manteremos a participação no Festival da Canção em consideração", lê-se num comunicado da estação pública.

Joost Klein, recorde-se, foi expulso do concurso devido a uma "queixa apresentada por um membro feminino da equipa de produção após um incidente da sua atuação na semifinal", segundo anunciou a União Europeia de Radiodifusão (UER). 

A imprensa sueca avançou, na altura, que o cantor, de 26 anos, teria partido a câmara de uma fotógrafa após o final de um dos ensaios gerais. No entanto, a emissora Avrotros garantiu que, "Joost indicou repetidamente que não queria ser filmado", algo que "não foi respeitado", e "levou a um movimento ameaçador de Joost em direção à câmara".

À semelhança do que referiu após a expulsão, a emissora disse que continua a "acreditar que a desqualificação foi desnecessária e desproporcionada" e defendeu que "é necessária uma investigação mais alargada, mais aprofundada e verdadeiramente independente para resolver os problemas estruturais" do festival.

Joost Klein representou os Países Baixos com 'Europapa', um tema que é uma ode à Europa e a um mundo sem fronteiras, além de uma homenagem aos pais que morreram quando o cantor era adolescente.

'Europapa' alcançou o segundo lugar na segunda semifinal do evento, que decorreu na quinta-feira, ficando apenas atrás de Israel. 

A 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção realizou-se em Malmö, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio e, apesar das críticas devido à participação de Israel, acabou por ganhar a Suíça, o país mais neutro do mundo, com Nemo e 'The Code'.

Leia Também: Eurovisão defende decisão de expulsar Joost: "Clara violação das regras"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório