Nova série luso-espanhola de ficção 'Lume' aborda incêndios florestais
A série de ficção luso-espanhola 'Lume', sobre "uma teia de crimes ligada aos incêndios e às energias renováveis", começa a ser rodada este mês, revelou a produtora portuguesa Coral Europa.
© Shutterstock
Cultura Ficção
'Lume' é um "thriller ecológico" assinado pela autora espanhola Irene Pin e pela portuguesa Sara Rodi, com correalização de Sérgio Graciano e Giselle Llanio, e será filmado neste verão em vários locais do norte de Portugal e ainda na Galiza.
A série centra-se "na questão dos incêndios florestais que assolam a Galiza e Portugal todos os anos. Passado na aldeia da Raia Seca, 'Lume' é uma história fictícia que explora a questão complexa da causa dos incêndios", refere a sinopse.
Com previsão de estreia em 2025, 'Lume' tem produção da Coral Europa e da espanhola Setemedia e envolve ainda a RTP, a Televisión de Galícia e a plataforma de 'streaming' MAX para o território ibérico.
O projeto da série foi apresentado em junho em Toledo, Espanha, no Conecta Fiction & Entertainment, um mercado internacional dedicado à indústria audiovisual, e vai receber 250.000 euros do programa de financiamento Eurimages, do Conselho Europeu, de apoio à coprodução de projetos audiovisuais.
A narrativa de 'Lume' é protagonizada por Lucía, uma jornalista destacada para a cobertura de um incêndio, que acaba por resolver um mistério envolvendo a sua família galega, e Júlio, um agente da GNR, que "será o seu maior aliado no desvendar de uma teia de crimes ligada aos incêndios e às energias renováveis".
O elenco inclui, entre outros, os portugueses Albano Jerónimo, Ricardo Pereira e Lúcia Moniz e os espanhóis Cristina Castaño, Xúlio Abonjo e Afonso Agra.
'Agua Seca' (2020-2021), 'Crimes Submersos' (2022) ou 'Operação Maré Negra' (2022-2024) são outras três séries recentes de ficção coproduzidas por Portugal e Espanha.
Leia Também: SkyShowtime. Saiba os grandes lançamentos das próximas semanas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com