Quatro espetáculos internacionais dominam 10.ª edição do Ei! Marionetas
A 10.ª edição do Ei! Marionetas vai decorrer entre sexta-feira e 19 de julho, em Gondomar, reunindo quatro espetáculos internacionais, que abrangem sete países, e o tributo a Ildeberto Gama, foi hoje anunciado.
© Reuters
Cultura Gondomar
O encontro promovido e organizado em parceria, sob a forma de uma coprodução, entre a companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora e a Câmara de Gondomar tem o apoio do Ministério da Cultura através da DGArtes - Direção Geral das Artes, assinala a organização.
O contingente português presente no Ei! Marionetas manifesta-se na presença das companhias VumTeatro (Ilha Terceira -- Açores), Imaginar do Gigante (Esmoriz, Ovar), Lua Cheia - Teatro para todos (Lisboa), Marimbondo (Lousã), Krisálida (Caminha), Trupe Fandanga e Circolando (Porto), Teatro Regional da Serra do Montemuro (Castro Daire) paria além Teatro e Marionetas de Mandrágora, elenca o comunicado.
O Ei! Marionetas vai prestar tributo "a Ildeberto Gama, um dos membros fundadores das Marionetas de Lisboa, aderecista, designer de cena e marionetista, uma figura de referência nacional e internacional no âmbito do segmento do teatro de marionetas, que será homenageado na abertura do evento marcada para o Auditório Municipal de Gondomar, às 21:30 de sexta-feira", assinala a organização.
Do estrangeiro chegam a apresentação da companhia Coriolis Teatro de Objetos (Uruguai/Espanha) com o espetáculo "Passos Largos", da companhia Theatre Marionbrand (Ucrânia/Polónia), que no ano passado ficou impedida de participar no Ei! Marionetas devido a circunstâncias que se prendem com a questão da guerra em território ucraniano, e que apresentará o espetáculo "Ziadek" ou "Avô", em português, continua o comunicado.
No domínio do denominado teatro de miniatura, haverá "curtas" de teatro de marionetas de duração reduzida (oito minutos), sendo que no menu de oferta artística do encontro figura-a a oficina com a companhia Duda Paiva (Holanda/Brasil), denominada "Object Score" e que se baseia na pesquisa de cruzamento entre as marionetas e a dança.
Segundo a organização, os objetivos perseguidos com a programação do Encontro passam por: "enriquecer o percurso artístico das companhias nacionais e reforçar o investimento na área do Teatro das Marionetas, contribuir para a dinâmica cultural do concelho de Gondomar, pugnando por uma atuação descentralizadora, programando em todas as freguesias que o integram".
Leia Também: Teatro de Marionetas do Porto leva a palco tragédia de 'Orfeu e Eurídice'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com