Meteorologia

  • 11 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

A rigor e sem medo do calor. Eis o maior Desfile da Mordomia de sempre

Desfile contou com o maior número de participantes de sempre na história das festas de Viana do Castelo. Foram mil mulheres, vestidas com os tradicionais trajes à Vianesa.

Notícias ao Minuto

08:16 - 17/08/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Viana do Castelo

Nem o calor intenso que se fez sentir durante a tarde de sexta-feira desanimou as mil mulheres que participaram no Desfile da Mordomia, da Romaria d'Agonia, o maior número de sempre na história das festas de Viana do Castelo. 

 

Participaram não só mulheres de Portugal, mas também de outros 10 países. De realçar que a VianaFestas, entidade que organiza a romaria, já havia indicado que 760 mordomas eram oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos. A participante mais nova tinha 14 anos e a mais velha 84. 

Entre elas estava também Annastasiia Zakharova, que fugiu da guerra na Ucrânia há dois anos e meio. 

As mordomas desfilaram perante dezenas de milhares de pessoas, que encheram as principais ruas da cidade para apreciar aquela que também é conhecida como "a maior montra de ouro, espontânea, ao ar livre, do mundo".

Pode ver as imagens que foram partilhadas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo na fotogaleria acima.

As inscrições para o Desfile da Mordomia decorreram de 05 a 31 de julho, novamente através do formulário disponibilizado na página da oficial da Romaria d'Agonia, disponibilizando inicialmente 900 vagas. No dia 02 de agosto foram disponibilizadas mais 100 vagas, totalmente preenchidas em apenas de 15 minutos.

Este ano, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (vermelho) e de Terras de Geraz, bem como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia.

Este ano, a Romaria d'Agonia vai voltar a festejar-se durante nove dias, entre os dias 14 e 22, formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa "maior afluência" de pessoas a Viana do Castelo.

Durante aquele período terão passado pela capital do Alto Minho mais de 1,1 milhões de pessoas.

O número foi revelado pela Câmara de Viana do Castelo com base "num estudo realizado durante todos os dias da romaria, através de um questionário para avaliação da satisfação do evento".

Leia Também: Ucraniana fugida da guerra sentiu orgulho em ser mordoma em Viana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório