As obras escolhidas, da autoria de André Tecedeiro, José Luís Tinoco, Maria João Franco, Abílio Febra, Hirondino Pedro Duarte, Maria Sassetti, José Varatojo, Horácio Borralho, Maria Kowalski, Miguel Rondon e Takafumi Kijima, fazem parte da coleção do município de Leiria.
O projeto, intitulado "Juntar.te - A arte contemporânea percorre o concelho de Leiria", surge no âmbito do Centro de Artes Villa Portela, novo espaço da cidade dedicado à arte contemporânea - com inauguração ainda sem data definida - e pretende proporcionar à população das freguesias "a fruição de obras artísticas fora dos espaços expositivos convencionais", avança o município em comunicado.
A primeira paragem de "Memória do sonho" será na freguesia da Maceira, onde a exposição ficará patente a partir de 26 de outubro, durante três meses.
A exposição integra obras de pintura e escultura de diversas correntes e períodos, procurando uma "abordagem acessível e inclusiva da arte contemporânea".
A Câmara de Leiria acrescenta que a iniciativa vai incluir também oficinas dirigidas ao público infantojuvenil, para "estimular o pensamento crítico sobre temáticas artísticas no quadro do contexto expositivo".
A vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça, destaca as "obras de arte de grande qualidade artística incorporadas no acervo do município" que, através desta iniciativa descentralizadora, vão chegar aos munícipes, cumprindo "uma missão fundamental da cultura".
Leia Também: João Luís Barreto Guimarães vence primeiro Prémio António Ramos Rosa