O ano de 2024 está a terminar e chegou a altura de recordar quais os temas que estiveram em voga em Cultura nos últimos meses.
A literatura nacional 'aqueceu' o coração dos portugueses com o lançamento do novo livro 'Deus da Escuridão', de Valter Hugo Mãe, e o mais recente livro infantil de Nuno Pinto Martins, 'O comboio das emoções', que pretende ajudar as crianças a lidar com as emoções.
Em março, as atenções viraram-se para a sétima arte, com a 96.ª edição da entrega dos Prémios dos Óscares, onde o filme 'Oppenheimer' foi o grande vencedor da noite com sete estatuetas de um total de 13 nomeações.
Por cá, o 25 de abril e o Dia Mundial do Livro uniram-se e trouxeram aos leitores 35 sugestões de leitura que não lhes chegariam às mãos antes do 25 de abril. Um estímulo para o debate sobre o valor da liberdade do pensamento, escrita e expressão.
Para além da leitura e do cinema, a cultura internacional destacou ainda a fotografia do Ano do World Press Photo, atribuída à imagem de uma palestiniana abraçada ao corpo da sobrinha morta por um míssil israelita.
E se em cultura se fala, não podem faltar os concertos e festivais que fizeram vibrar as pessoas. A 'The Eras Tour' de Taylor Swift, a digressão mais lucrativa de sempre, passou pela capital portuguesa a 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz, com lotação esgotada em ambas as datas.
Pouco depois, em julho, o festival NOS Alive contou com nova edição no Passeio Marítimo de Algés onde regressaram os Pearl Jam no terceiro e último dia.
Um ano de sucesso na cultura para o país. A participação da jovem Victoria Nicole, na Eurovisão Júnior, trouxe para Portugal o 2.º lugar. Conseguiu, assim, conquistar o melhor resultado de sempre no festival.
O "egoísmo" no mundo da comédia visto pelo humorista Fábio Porchat e o contrato de exclusividade de Ruben Pacheco Correia com um dos verdadeiros protagonistas da história que inspirou a série 'Rabo de Peixe' e que condicionou a Netflix foram também destaque em cultura no ano de 2024.
Eis as 10 notícias de Cultura mais lidas de 2024:
- "Se Deus ama a criação como as mães, então Deus tem de ser sofredor"
- Entre surpresas e derrotas, 'Oppenheimer' foi 'bombástico' nos Óscares
- Antes do 25 de Abril, estes 35 livros não chegariam às mãos dos leitores
- Fotografia do ano retrata palestiniana abraçada à sobrinha morta
- Taylor rendeu-se a Lisboa. Assistimos à 'Love Story' em dose dupla
- "A literacia emocional deveria ser disciplina obrigatória na escola"
- Pearl Jam brindaram ao Alive (em português) no último dia do festival
- "Estamos a levar-nos muito a sério. Não só na comédia, mas na vida"
- 'Rabo de Peixe'. "Netflix não tem legitimidade para fazer documentário"
- Portugal em 2.º lugar na Eurovisão Júnior. É o melhor resultado de sempre