Após três anos, Montenegro regressa à Eurovisão. Eis os 38 participantes

Do total de 38 países a concurso, 32 sobem ao palco nas seminais de 13 e 15 de maio para conquistar um lugar na final de 17 de maio.

Notícia

© Jens Büttner/picture alliance via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
13/12/2024 11:02 ‧ 13/12/2024 por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

A União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês) anunciou, na quinta-feira, que Montenegro irá voltar a participar no Festival Eurovisão da Canção, elevando para 38 o número de países a concurso no próximo ano.

 

O regresso de Montenegro acontece três anos após Vladana e 'Breathe' terem falhado o apuramento para a grande final da Eurovisão. Em 2023 e 2024, o país decidiu não participar devido aos custos do evento.

A 69.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que se realizará em maio, em Basileia, na Suíça, contará com a participação de 38 países, o maior número desde 2022. 

São eles: Albânia, Alemanha, Arménia, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Croácia, Chipre, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldova, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, São Marinho, Sérvia, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido.

Do total de países a concurso, 32 sobem ao palco nas seminais de 13 e 15 de maio para conquistar um lugar na final de 17 de maio. Os restantes seis - Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça - passam automaticamente à final. 

O sorteio para determinar em que semifinal atuará cada país realizar-se-á a 28 de janeiro. 

A 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, recorde-se, realizou-se em Malmö, na Suécia, entre os dias 7 e 11 de maio e, apesar das críticas devido à participação de Israel, acabou por ganhar a Suíça, o país mais neutro do mundo, com Nemo e 'The Code'.

Leia Também: Após polémicas, Eurovisão terá novas regras para "salvaguardar artistas"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas