Promovido pela Junta de Freguesia de Benfica, este primeiro concerto, de uma série de cinco, junta o cantor e compositor brasileiro Zé Renato com o cantor português António Zambujo.
O curador do evento, Nei Barbosa, explica que este projeto propõe "apresentar concertos de artistas brasileiros que vivem em Portugal, sempre com participações especiais de outros artistas, portugueses ou brasileiros, que tenham trabalhos afins e parcerias musicais".
"Será uma programação versátil e intimista, com apresentações solo ou artistas acompanhados de uma pequena banda, e que mostrem o essencial das suas canções", prosseguiu.
Ao todo irão acontecer espetáculos em cinco datas dedicadas ao projeto, nos meses de janeiro, março, setembro, outubro e novembro, no auditório Carlos Paredes, em Benfica.
Zé Renato, que vive na ponte Rio-Lisboa e integra o icónico grupo vocal Boca Livre, sendo parceiro musical de nomes como Milton Nascimento, Lenine e Joyce, e participou em gravações e projetos especiais ao lado do maestro Tom Jobim, considera António Zambujo uma das vozes que mais admira.
"A primeira vez que cantei com António Zambujo foi em 2008, quando na altura participei do seu álbum Outro Sentido. Deste então dividimos o palco em concertos no Brasil e aqui em Portugal. Para mim reencontrá-lo no palco do Teatro Carlos Paredes será mais uma oportunidade de cantar ao lado de uma das vozes que mais admiro, um intérprete que tem um conhecimento amplo a respeito do cancioneiro brasileiro com referências que se assemelham muito às minhas", disse.
A organização do projeto promete "um espetáculo repleto de emoção e cumplicidade artística, onde se cruzam fronteiras culturais e reinterpretam-se temas intemporais da música popular brasileira, entrelaçando-os com o lirismo e a profundidade da música portuguesa".
Os artistas vão apresentar clássicos de alguns compositores que os dois admiram, como Chico Buarque, Milton Nascimento e Tom Jobim, além do tema "Se tu soubesses", de Georges Moran e Cristóvão de Alencar, gravado por Zé Renato no disco "Outro Sentido", de António Zambujo.
O próximo espetáculo irá acontecer a 27 de março e contará com atuações da guitarrista franco-venezuelana Elodie Bouny, a cantora brasileira Nani Medeiros e o maestro argentino Martin Sued, que toca bandoneón e dirige a Orquestra Assintomática.
Leia Também: António Zambujo marca 2.ª data em fevereiro no Campo Pequeno em Lisboa