Prémio seleciona 10 finalistas com obras sobre Inteligência Artificial

As 10 obras finalistas do Prémio "A Arte Chegou ao Colombo", no valor de dez mil euros, vão estar em exposição no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), entre 22 de fevereiro e 30 de março, anunciou hoje a organização.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
13/01/2025 22:06 ‧ há 15 horas por Lusa

Cultura

Inteligência Artificial

Dedicado a apoiar artistas emergentes, o galardão, nesta terceira edição, depois de lançado em 2011 pelo centro comercial de Lisboa, teve como tema "Na Era da Inteligência Artificial", visando explorar formas alternativas de expressão artística, segundo o comunicado com o anúncio dos finalistas.

 

O júri selecionou as obras com base na originalidade, criatividade, técnica e interpretação da temática, destacando projetos como o fotográfico "Medusa", de Nicoleta Sandulescu, a instalação "Sui Generis", de Sofia Taipa, e o trabalho multimédia "Immersive Canvas 5.0", de Mónica e Sílvia Gomes.

A lista de finalistas ao prémio, cujo vencedor será anunicado em 31 de março, inclui ainda "Bridge Vibrations", de Luísa Ramires, a pintura de Vera Fonseka "Samambaia não possui flores", e obras digitais como "Silêncio", de Carolina Rocha (Izanami), e "Cérebro", de Sonia Li.

Outras selecionados são a escultura audiovisual "Simetria da Fala", de Rodrigo Amarante Gomes, a instalação "Resonance", de Brimet Fernandes da Silva, e "Deserto das Sombras", de Alexandra Faria.

Cada finalista recebe 1.000 euros para apoiar a produção das suas obras, enquanto o vencedor receberá um prémio de 10 mil euros, indica a organização.

A escolha será determinada por uma votação pública (40%) e pela avaliação de um júri especializado (60%), composto por representantes de instituições como o MNAC e a Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva.

O artista Leonel Moura, pioneiro na aplicação da robótica e da Inteligência Artificial na arte, participa como embaixador desta edição, e, citado no comunicado, sublinha a importância do prémio como incentivo para jovens criadores explorarem novas fronteiras através da tecnologia: "Este prémio redefine o futuro da arte num mundo em transformação".

Paralelamente, o público poderá votar na obra favorita até 24 de março na página 'online' do Centro Comercial Colombo.

Leia Também: 1.ª loja inteligente do Continente Bom Dia com investimento de 6 milhões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas