Portuguesa Maria Abranches entre premiados pelo World Press Photo

Maria Abranches estudou para ser arquiteta, mas acabou por rumar em direção à fotografia. Já viu os seus trabalhos publicados por cá e lá fora, e agora é uma das 42 finalistas regionais do World Press Photo.

Notícia

© World Press Photo/Maria Abranches

Notícias ao Minuto
27/03/2025 12:14 ‧ há 3 dias por Notícias ao Minuto

Cultura

World Press Photo

A fotógrafa Maria Abranches está entre os premiados regionais do World Press Photo (WPP) 2025, com o projeto 'Maria'. Foi distinguida na categoria 'Histórias', uma das três contempladas na região da Europa.

 

Segundo a fotógrafa escrevia nas suas redes sociais já no ano passado, o trabalho "conta uma história comum a inúmeras mulheres, cujo contributo silencioso construiu, moldou e sustenta o mundo como o conhecemos". "Ana Maria nasceu em Angola, foi trazida para Portugal com 9 anos e, nas suas palavras, passou a vida inteira a limpar", escreve Maria Abranches no Instagram.

O trabalho conta a história de Ana Maria Jeremias, que foi traficada de Angola para Portugal "sob falsas promessas de educação" e acabou a trabalhar mais de 40 anos. Segundo se lê no site da WPP, a "fotógrafa pretende incentivar a reflexão sobre o privilégio, bem como honrar a sua vida (e a de tantas mulheres como ela)".

O projeto 'nasceu' na Narrativa, em Lisboa. Durante um programa de fotografia do atelier,  começou a desenvolver o projeto, que já ganhou o 'Cortona On The Move Award 2024' e foi finalista do 'Prix Virginia 2024', do 'APhF Dummy Award' e do 'Blow Up Press Book Award'.

Maria Abranches recebeu também uma menção honrosa no Novos Talentos Fnac 2024. Foi galardoada com o prémio LensCulture Emerging Talent Award 2024.

Pode ver todas as fotografias do projeto aqui.

Maria Abranches estudou arquitetura, mas acabou por seguir pelo fotojornalismo. Depois de passar pelo Público, já teve os seus trabalhos editados também em jornais como o Guardian ou na agência de notícias Reuters.

Segundo que é escrito numa nota deixada no site da organização World Press Photo, "o júri considerou este projeto comovente e profundamente multifacetado. A fotógrafa conseguiu estabelecer uma ligação respeitosa com o seu objeto, registando diferentes momentos da sua vida quotidiana."

"Através destes enquadramentos íntimos, a fotógrafa destaca pormenores reveladores - lembretes simbólicos das consequências persistentes do passado colonial português. O trabalho suscita a reflexão sobre a forma como esta história continua a moldar as estruturas sociais atuais", rematam.

A fotografia ganha na categoria 'Histórias', juntamente com outros dois projetos. No total, são 42 premiados, dos quais será escolhida a 'Fotografia do Ano'. O vencedor será anunciado a 17 de abril, e recebe material fotográfico para além de um prémio monetário de dez mil euros.

Leia Também: Exposição 'Believe' em abril apresenta fotografias de David Infante

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas